Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49003
Title in Portuguese: O excesso no uso de agrotóxicos. Uma proposta interdisciplinar no ensino de química.
Title: Excessive use of pesticides. An interdisciplinary proposal in chemistry teaching.
Author: Carneiro Neto, José Severiano
Advisor(s): Silva, Lindomar Roberto Damasceno da
Keywords: Agrotóxico
Sociedade
Pesquisadores
Issue Date: 2017
Citation: CARNEIRO NETO, José Severiano Carneiro. O excesso no uso de agrotóxicos. Uma proposta interdisciplinar no ensino de química. 2017. 35 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Abstract in Portuguese: O uso desenfreado de agrotóxicos nos últimos anos vem causando preocupações aos ambientalista, visto que os danos causados por esse tipo de produto vão desde prejuízos ambientais até a saúde do agricultor. A falta de conhecimento e informações como, forma de manuseio e a forma correta de descarte desse produto são apontadas como as grandes causadores desses problemas. A escola cumprindo seu papel de mediadora entre o conhecimento e a sociedade deve adotar um processo de ensino com questões voltadas a problemática do cotidiano de seus alunos, fazendo uso disso para repassar os conteúdos teóricos sob metodologias que visem um maior entendimento dos alunos, além de propor formas de remediar o problema. Este trabalho tem por objetivo conscientizar os alunos de curso de agronegócio da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Maria Dolores Alcântara e silva sobre a utilização de agrotóxicos, usando como meio um projeto Interdisciplinar, mostrando a eles outras formas de combater as pragas do campo, e averiguar que impactos isso terá na forma de ensinar/aprender química. Com os resultados obtidos, notamos uma nova perspectiva dos alunos sobre formas de tratar pragas do campo, além de terem percebido a fundamental importância do professor/pesquisador no desenvolvimento desses novos métodos, percebemos ainda a importância do uso do material de proteção individual e a forma correta de descartar esse tipo de produto, tudo isso através de um projeto que visou a transmissão de conhecimentos de forma unificada e aplicada ao cotidiano do aluno.
Abstract: The unrestrained use of agrochemicals in recent years has been causing concern to environmentalists, since the damages caused by this type of product range from environmental damage to the health of the farmer. Lack of knowledge and information such as how to handle and the correct disposal of this product are pointed out as the major cause of these problems. The school fulfilling its role of mediator between knowledge and society must adopt a teaching process with questions focused on the daily problems of its students, making use of this to pass on the theoretical contents under methodologies that aim at a greater understanding of the students, besides Ways of remedying the problem. This work aims to raise awareness among students of agribusiness courses at the State School of Vocational Education Maria Dolores Alcântara and Silva about the use of pesticides, using as a medium an Interdisciplinary project, showing them other ways to combat the plagues of the field, and find out What impacts this will have in the form of teaching / learning chemistry. With the results obtained, we noticed a new perspective of the students on ways to treat pests in the field, in addition to perceiving the fundamental importance of the teacher / researcher in the development of these new methods, we also perceive the importance of the use of the individual protection material and the form Correct to discard this type of product, all through a project that aimed at the transmission of knowledge in a unified and applied to the daily life of the student.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49003
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_tcc_jscneto.pdf706,33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.