Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49008
Title in Portuguese: Biodiesel na escola: uma ferramenta para o ensino de química.
Title: Biodiesel at school: a tool for chemistry teaching.
Author: Pinto, William Freitas
Advisor(s): Valle, Camila Peixoto do
Keywords: Contextualização
Tilápia do Nilo
Biodiesel
Atividade experimental.
Issue Date: 2016
Citation: PINTO, William Freitas. Biodiesel na escola: uma ferramenta para o ensino de química. 2016. 52 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016
Abstract in Portuguese: O presente trabalho consistiu numa abordagem metodológica contextualizada da aprendizagem de funções orgânicas, físico-química e química ambiental, utilizando como tema gerador a produção de biodiesel a partir das vísceras da Tilápia do Nilo. O estudo foi realizado no Colégio Henrique Jorge, instituição particular de Fortaleza, com 13 discentes da turma do terceiro ano do Ensino Médio. A metodologia adotada consistiu em cinco momentos: concepções prévias dos alunos sobre biocombustíveis através de um questionário investigativo, organização do conhecimento a partir da aula teórica, estudo do texto sobre produção de biodiesel a partir do óleo de peixe, atividade experimental de produção do biodiesel de forma a complementar o processo de ensino-aprendizagem e um questionário diagnóstico para avaliação do grau de aprendizagem e motivação no desenvolvimento das atividades. Como resultados, destaca-se a avaliação dos alunos quanto a assimilação do assunto abordado e classificação das aulas como positivas. A abordagem contextualizada de assuntos de química ligados ao cotidiano do aluno além de contribuir significativamente na construção do conhecimento e formação de cidadãos capacitados, críticos e conscientes, constitui uma excelente ferramenta facilitadora do aprendizado.
Abstract: The present work proposed a contextualized methodological approach to learning organic functions, physical and environmental chemistry, using the production of biodiesel from the viscera of Nile Tilapia as generator theme. The study was performed at the Henrique Jorge School, private institution in Fortaleza city, with 13 students of third year of high school. The methodology consisted of five stages: previous conceptions of students about biofuels through a investigative questionnaire, organization of knowledge from the theoretical class, study of the text about biodiesel production from fish oil, experimental activity of biodiesel reaction in order to complement the teaching-learning process and diagnostic questionnaire to evaluate the degree of learning and motivation in the development of activities. As result, highlight the positive assimilation of the content and classification of classes as great. The approach of themes linked with student's daily life besides contributing in building the knowledge and training of qualified and critical citizens, can improve and facilitate the assimilation of chemistry content.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49008
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_tcc_wfpinto.pdf1,86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.