Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49133
Title in Portuguese: Situações didáticas olímpicas para o ensino de funções: o contributo da engenharia didática de segunda geração
Title: Olympic didactic situations for teaching functions: the contribution of second generation didactic engineering
Author: Lima, Francisco Daniel Souza de
Advisor(s): Alves, Francisco Régis Vieira
Keywords: Engenharia didática de segunda geração
Teoria das situações didáticas
Situações didáticas olímpicas
Funções (Matemática)
Software GeoGebra
Issue Date: 31-Jul-2019
Citation: LIMA. Francisco Daniel Souza de. Situações didáticas olímpicas para o ensino de funções: o contributo da engenharia didática de segunda geração. 2019. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Abstract in Portuguese: As olimpíadas de matemática atualmente desempenham um importante papel no despertar da curiosidade pelo saber matemático. Contudo, apesar da expressiva participação de estudantes nas competições, há uma grande carência de material didático mais atrativo e convergente com as tecnologias de informação. Assim, o presente trabalho tem por objetivo oferecer uma metodologia de ensino focada na Teoria das Situações Didáticas (TSD) e na metodologia de pesquisa Engenharia Didática de Segunda Geração (EDSG). Primeiro, realizamos um levantamento bibliográfico de dissertações na área do Ensino de Matemática, especificamente as relacionadas a olímpiadas, almejando mapear pesquisas que porventura fornecessem subsídios metodológicos para além da convencional resolução de lista de exercícios. Uma vez constatada a necessidade de metodologias que ampliem a abordagem da matemática, concentramos esforços em elaborar uma série de Situações Didáticas Olímpicas (SDO), com o suporte do software GeoGebra, visando a contribuir para a formação de professores de matemática no enfoque dos problemas olímpicos da OBMEP, especificamente os relacionados ao tema "funções", na segunda fase da OBMEP em seu nível três.
Abstract: Mathematical Olympiads currently play an important role in arousing curiosity about mathematical knowledge. However, despite the significant participation of students in the competitions, there is a great lack of didactic material more attractive and convergent with information technologies. Thus, the present work aims to offer a teaching methodology focused on the Theory of Educational Situations (TSD) and the Second Generation Teaching Engineering (EDSG) research methodology. First, we carried out a bibliographical survey of dissertations in the area of Mathematics Teaching, specifically those related to olympiads, aiming to map researches that might provide methodological subsidies beyond the conventional list of exercises. Once the need for methodologies that extend the approach to mathematics has been verified, we have concentrated our efforts on elaborating a series of Olympic Teaching Situations (SDO), supported by GeoGebra software, in order to contribute to the training of mathematics teachers in the approach to Olympic problems of OBMEP, specifically those related to the topic "functions", in the second phase of OBMEP in its three level.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49133
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_pe_fdslima.pdf8,35 MBAdobe PDFView/Open
2019_dis_fdslima.pdf4,47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.