Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49380
Tipo: Dissertação
Título: A gerência de enfermagem no Centro Cirúrgico: um processo em busca de mudanças
Autor(es): Souza, Fabia Maria de
Orientador: Soares, Enedina
Palavras-chave: Serviços de Enfermagem;Gestão em Saúde;Enfermagem de Centro Cirúrgico
Data do documento: 2001
Citação: SOUZA, Fabia Maria de. A gerência de enfermagem no Centro Cirúrgico: um processo em busca de mudanças . 2001. 126 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Fortaleza, 2001.
Resumo: Trata-se de um estudo descritivo acerca da gerência de enfermagem em Centro Cirúrgico que, nas últimas décadas, vem se constituindo uma preocupação cada dia mais intensa, envolvendo, em particular, a prática administrativa da enfermeira neste setor. Objetivou-se investigar as atividades gerenciais de enfermagem no Centro Cirúrgico, com vistas a estimular a reflexão sobre o processo de mudanças. O estudo foi desenvolvido com oito enfermeiras gerentes de Centro Cirúrgico de hospitais públicos de grande e médio portes, localizados em Fortaleza-Ceará. Os dados foram coletados mediante entrevista semi-estruturada, no período de agosto a dezembro de 2000 e agrupados em categorias de análise, baseada na Análise de Conteúdo e discutidos à luz da Teoria Contingencial de Administração. Os resultados mostraram que as atividades gerenciais da enfermeira decorrem da visão gerencial no macro sistema hospitalar, tida como uma tendência para as atividades de liderança e de controle; bem assim para uma vivência gerencial no Centro Cirúrgico, centrada nas áreas de atuação dependente e interdependente. Emergiram, como fatores intervenientes geradores de conflitos, o modelo gerencial da instituição; o dimensionamento e a qualificação de recursos humanos; a previsão, a provisão e a manutenção de recursos materiais. Observou-se que, essa gerência, ainda está muito centrada nos pressupostos da Teoria Clássica, demonstrando uma forte tendência, ás expectativas da organização e da hegemonia médica, desenvolvendo, mais intensamentg, as atividades de apoio e de colaboração. Percebeu-se, assim, que o gerenciamento da enfermeira no Centro Cirúrgico não é, pois, tarefa das mais fáceis. Em nossa ótica, a dificuldade maior reside na falta de uma prática reflexiva para mudanças, da mentalidade administrativa e gerencial da enfermeira.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49380
Aparece nas coleções:DENF - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2001_dis_fmsouza.pdf7,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.