Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49394
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Propaganda no Ceará: um propósito de escrever uma história
Autor(es): Carvalho, Francisco Gilmar Cavalcante de
Palavras-chave: Propaganda e comunicação de massa;Propaganda - História;Propaganda cearense
Data do documento: 1982
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Comunicação Social
Citação: CARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de. Propaganda no Ceará: um propósito de escrever uma história. Revista de Comunicação Social, Fortaleza (CE), v. 12, n. 1/2, p. 75-101, jan./dez. 1982.
Resumo: Raimundo de Menezes cita em "Coisas que o Tempo Levou", o que teria sido o texto do primeiro anúncio publicado a 17 de novembro de 1824, pelo Diário do Governo do Ceará que, ironicamente, circulava às quartas e aos sábados. Não vem bem ao caso precisar com tanto rigor qual teria sido o primeiro "reclamo". Numa análise um tanto superficial, o comunicado do Padre Mororó se inscreveria, com mais propriedade, numa sucinta e enigmática carta do editor, um dos mártires do Passeio Público no ano seguinte. O importante é dar o ponto de partida e alinhavar uma história que tem muito a ver com a vida de todos nós. Mal necessário ou arte da sociedade de massa, a propaganda solta certeiros e decisivos mísseis em todas as direções, na procura dos vários públicos que deseja atingir. Onipresente, ubíqua e onipotente, a mensagem da comunicação publicitária quebra nossa privacidade e entra, sem cerimônia, em nossas casas, polui ou adorna avenidas ou estradas, possibilita a circulação ou dita a linha editorial de jornais e revistas, antecede, como um thrailler, a exibição de filmes, interfere na música que o rádio toca, adere aos vidros dos carros, está na roupa que usamos. Mas, não foi sempre assim.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49394
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1982_art_fgccarvalho.pdf20,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.