Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49421
Tipo: Capítulo de Livro
Título: O amor na cidade: percursos afetivos e amadores
Autor(es): Pimentel, Lidia Valesca
Palavras-chave: Amor - aspectos sociológicos;Socioantropologia;Cidades - aspectos sociológicos
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: PIMENTEL, Lidia Valesca. O amor na cidade: percursos afetivos e amadores. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de Paz, Ética e Espiritualidade IV. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 441-451.
Resumo: Refletir sobre o amor e traduzir as suas manifestações é um esforço de compreensão multidisciplinar e complexa que envolve um direcionamento para o pensar socioantropológico, sua dimensão humana e filosófica. O amor não se pode decifrar com os rigores de uma ciência positivista ou com categorias rígidas, ao contrário, é um pensar que se faz costurando os pensamentos afins e integrando com tipo de olhar, como diria Machado Pais (2006), intrometido e comprometido. Enxergar o amor, em vez das efemeridades das relações e das práticas utilitaristas e reducionistas na cidade, é possível quando lançamos um olhar para as coisas miúdas que ocorrem cotidiano. É, portanto, um modo de ver e sentir a cidade, que o pesquisador encontra as reciprocidades positivas, tornando possível perceber movimentos quase invisíveis, perceptíveis apenas quando olhamos "de dentro e de perto". Proponho uma "etnografia do amor", uma escrita da experiência e da percepção, quando o pesquisador decide focar o olhar numa direção e se lançar em seu próprio percurso afetivo na cidade. Sem desejar omitir as contradições pertinentes ao convívio social e a fragmentação da contemporaneidade, que pode provocar a solidão, o isolamento e o conflito de interesses, o foco desta reflexão se situa numa direção oposta. Focaliza o olhar para o entendimento das manifestações amorosas na cidade, situando o amor como "uma prática amadora" (LINHARES e PIMENTEL, 2012). Encontro aporte no "paradigma da dádiva" (CAILLÉ, 2002) que sugere novos rumos para pensar os vínculos sociais. Nesse pensamento, a dádiva é gesto social universal que compreende em dar, receber e redistribuir. O seu fundamento primeiro está no pensamento de Marcel Maus no seu ensaio sobre a dádiva.[...] Acrescento que o amor é fio condutor da dádiva enquanto relação de reciprocidade solidária. É uma categoria filosófica, moral e política, mas teve inicio no muito antes na cosmologia grega, que revela que o amor é o movimento que sustenta o mundo. Hesíodo, poeta grego do século VIII a.C., proclama no seu poema numinoso que Eros é uma força vital que garante a continuidade do ovo primordial engendrada pela noite, que em duas metades fez a terra e o céu. Foi Eros que possibilitou a integração entre todos os seres da terra. Eros é força avassaladora, não há ser que se possa opor resistência. Na tradição grega, o nascimento de Eros teve várias versões desde que Hesíodo pronunciou a sua teogonia, contudo, foi no pensamento de Platão, na obra O Banquete, que o amor ganha significações humanas, pois ele estava imerso no ideal antropológico socrático de amor, que o entende como Paidéia. A Paidéia do amor em Sócrates é, antes de tudo, vivida na relação como o outro, uma atitude amorosa. O amor é um agente educativo e ao mesmo tempo ativado pela busca de um ideal ético, que é o bem, o belo e justo. Desse modo não há um "objeto do meu amor", mas uma relação de amor, que se concretiza tanto na esfera publica, como na esfera privada da vida.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49421
ISBN: 978-85-7282-602-0
Aparece nas coleções:PPGS - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_capliv_lvpimentel.pdf5,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.