Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49437
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Destruidora de ilusões burguesas: uma homenagem à nossa mãe, Lívia Cotrim
Autor(es): Cotrim, Ana Aguiar
Cotrim, Vera Aguiar
Palavras-chave: Cotrim, Lívia Cristina de Aguiar, 1959-1919;Marx, Karl, 1818-1883;Luta de classes;Classe trabalhadora
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista Eletrônica Arma da Crítica
Citação: COTRIM, Ana Aguiar; COTRIM, Vera Aguiar. ”Destruidora de ilusões burguesas”: uma homenagem à Nossa Mãe, Lívia Cotrim. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 9, n. 12, p. 9-12, nov. 2019.
Resumo: Lívia Cotrim faleceu no último dia 14 de agosto de 2019, precocemente, aos sessenta anos. Sua despedida foi um acontecimento social, pela presença massiva de pessoas que conviviam ou conviveram com ela em algum momento de sua vida, ultrapassando as dezenas. Não se tratou, contudo, de uma presença impessoal, ao contrário: além de amigos, familiares e colegas, ali se reuniram as três gerações de alunos e ex-alunos que ela formou. Vimos pessoas beirando os sessenta e outras ainda adolescentes, carregando a mesma emoção pungente pela perda de sua grande mestra. Muitos fizeram questão de vir nos contar episódios, situações, em que a presença dela foi marcante em suas vidas. Tantos relatos de momentos pontuais de doenças ou perdas, em que ela se fez presente, quanto relatos de grandes processos de mudança de posição na vida: abandono de crenças religiosas, mudanças de caminho profissional e pessoal, rompimento com padrões familiares, apreensão de perspectivas revolucionárias, adesão a movimentos sociais e políticos e outros. Observamos que cada pessoa que estava lá, além de reputar sua formação teórica e ideológica às aulas dela, mantinha com ela uma relação afetiva, em que destacava o cuidado e atenção que receberam. Foi por isso um momento que trouxe para nós, suas filhas, uma clareza muito grande quanto ao significado da sua vida. Nós nascemos quando ela tinha apenas 19 anos, estava na faculdade e já envolvida nas lutas políticas, dedicação que se aprofundou ao longo dos anos. Quando crianças, passávamos todos os fins de semana com nossos avós, enquanto ela estava mergulhada nas atividades intelectuais e de luta, junto com nosso pai. Observávamos o modo como ela tratava seus alunos, alguns dormiam em casa, almoçavam ou jantavam, o cuidado e a amizade que ela lhes dedicava eram patentes. Nós, algumas vezes, tínhamos aquele sentimento infantil de ciúmes ao notar que ela não se importava só conosco. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49437
ISSN: 1984-4735
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_acotrimvcotrim.pdf173,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.