Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4984
Title in Portuguese: Estudo de mercado de polpa de frutas produzidas na região sudeste da Bahia
Author: Khan, Ahmad Saeed
Silva, Lúcia Maria Ramos
Araújo, Antônio Carlos de
Mayorga Mera, Ruben Dario
Keywords: Comercialização
Agroindústria
Polpa de frutas
Issue Date: 2003
Publisher: Revista Econômica do Nordeste
Citation: KHAN, Ahmad Saeed; SILVA, Lúcia Maria Ramos; ARAÚJO, Antônio Carlos de; MAYORGA MERA, Ruben Dario. Estudo de mercado de polpa de frutas produzidas na região sudeste da Bahia. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 34, n. 2, abr./jun. 2003.
Abstract in Portuguese: Estuda o mercado e o sistema de comercialização da polpa de frutas produzida na Região Sudeste da Bahia. Os dados foram obtidos através de aplicação de questionários junto aos agentes que integram a cadeia produtiva de polpa de frutas da referida região. Utilizou-se uma abordagem sistêmica para analisar a dinâmica da cadeia produtiva. Os principais resultados e conclusões obtidos foram: a produção de polpa encontra-se concentrada nos municípios de Ipiaú e Ilhéus; não existe um trabalho de divulgação da qualidade do produto; parte significativa dos produtores não mantém estoques de segurança, o que faz com esses fiquem vulneráveis às exigências dos compradores em relação a quantidade e freqüência de sua entrega; as informações levantadas indicam que está havendo expansão do consumo, sendo o refrigerante o maior concorrente da polpa de frutas; a agroindústria regional é competitiva em várias regiões do Brasil, tendo o mercado externo apresentado um comportamento favorável em relação às exportações brasileiras de polpa. Sugere-se a participação do poder público no sentido de realizar um melhor planejamento das atividades agrícola e agroindustrial, inclusive, com a prestação de assistência técnica aos produtores de matéria-prima e polpa. Recomendam-se, também, estratégias mais eficientes de vendas do produto, maior rigor no controle da qualidade da polpa e um trabalho de promoção comercial para ampliar as vendas nos mercados interno e externo.
Abstract: This study aims to analyze the market and trade of fruit pulp produced in the southeast of Bahia. The data was gathered through questionnaires applied to agents that integrate the fruit production chain in the study area. The main results are: the pulp production is concentrated in Ipiaú and Ilheus municipalities; however, there are not initiatives to make well known the quality of the product; a large number of producers does not keep stocks, which makes them vulnerable to the buyers’ requirements regarding quantity and stable delivery of the product. It was also verified an increase in pulp demand, being the soft drink the greatest substitute of the fruits pulp. In addition, the regional agro industry is competitive in many regions of Brazil. In the external market, the Brazilian pulp fruit seems to be well received. As suggestion, the public sector must develop better plan for the agricultural activities and agroindustry, providing in addition technical support to fruit pulp producers. It is recommended, also, more efficient strategies to sell the product, more rigorous on pulp quality control and marketing strategy to expand sales in the internal and external markets.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4984
ISSN: 0100-4956
Appears in Collections:DEA - Artigos publicados em revista científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2003_art_askhan.pdf86,05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.