Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49991
Tipo: Livro
Título: O Ceará do Ednardo
Autor(es): Carvalho, Francisco Gilmar Cavalcante de.
Palavras-chave: Ednardo, 1945 -;Música - Ceará;Música popular - Brasil;Paisagens na arte
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Expressão Gráfica e Editora
Citação: CARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de. O Ceará do Ednardo. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2013.92p.
Resumo: Somos um povo que canta – muitas vezes sem razões aparentes para a alegria. A canção estaria na palma dos coqueiros, no vento soprando os grãos de areia das dunas, no mar quebrando nas praias paradisíacas, no cenário clichê que se contrapõe às secas, à aspereza do espinho, à terra crestada pelo Sol. O aboio, a incelença, o bendito, o repente, o coco são manifestações de cantares, as várias vertentes a que se associam as propostas de nossos compositores, os nossos cantores num sentido mais amplo e mais próprio, afi nal, são eles que elaboram e dão forma ao mote que é cantar. Existiria um cantar cearense? Um canto com sotaque que refl etisse e digerisse todas essas infl uências folk, telúricas, e expressasse um jeito peculiar de ver/sentir/ falar do mundo? O propósito de aprofundar essa questão nos leva a Ednardo, estuário urbano e cosmopolita de todas essas infl uências, A escolha de Ednardo para esta tentativa de análise não parte de mero capricho ou da preferência pessoal – que dispensa justifi cativas. Dentre todos os discursos dos compositores populares cearenses, o dele é o mais rico para uma análise com a fi nalidade de encontrar e pinçar traços do que seria um cantar cearense. Um corte nos primeiros dez anos de carreira de Ednardo vai nos mostrar um compositor em plena vitalidade e esforço criativo, capaz de guinadas, revisões, depurações.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49991
ISBN: 978-85-420-0236-2
Aparece nas coleções:ICA - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_liv_fgccarvalho.pdf102,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.