Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5012
Title in Portuguese: Avaliação do rendimento de unidade de bombeamento de água acionada por um gerador eólico de pequeno porte
Title: Performance evaluation of water pumping unit powered by a small wind turbine
Author: Ferreira, Mendeleyev Guerreiro
Advisor(s): Carvalho, Paulo Cesar Marques de
Keywords: Engenharia elétrica
Força eólica
Issue Date: 27-Mar-2009
Citation: FERREIRA, M. G. Avaliação do rendimento de unidade de bombeamento de água acionada por um gerador eólico de pequeno porte. 2009. 93 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.
Abstract in Portuguese: Esta dissertação de mestrado apresenta um sistema para bombeamento de água utilizando um gerador eólico autônomo de pequeno porte, instalado em frente ao açude do Campus da UFC. A potência do gerador é de 1 kW e o mesmo utiliza a tecnologia de ímã permanente garantindo vantagens como: menores perdas no rotor, menor aquecimento e o alcance de maiores rendimentos. Além do gerador eólico, o sistema é composto por um conjunto motor-bomba centrífuga de 0,5 cv de potência, um medidor de vazão, um medidor de pressão, um analisador de energia que registra valores de grandezas elétricas (corrente, tensão, potência), um datalogger para coleta de dados e um anemômetro de conchas para medição de vento. O projeto consiste em determinar o rendimento deste sistema para as condições de vento do local da instalação, a partir de dados coletados durante os meses de maio e julho de 2008. Os resultados demonstram que em apenas cerca de 10,97% do total de dias referentes ao mês de maio e cerca de 54,57% do total de dias do mês de julho, o conjunto motor-bomba foi acionado pelo gerador eólico e que os rendimentos globais variam entre 0,41 e 0,74%. Observando os valores de vazão encontrados, quando comparados com a curva característica da bomba utilizada, percebe-se uma sub-utilização da mesma, principalmente no mês de maio.
Abstract: This work presents a system for water pumping using an independent small wind generator, installed in the UFC´s Campus. The generator’s power is 1 kW and uses a permanent magnet technology providing advantages such as: lower losses in the rotor, lower heating and achieving higher yields. Besides the wind generator, the system consists of centrifugal pump-motor assembly 0,5 cv of power, a flow meter, a pressure meter, an energy analyzer that records the electrical data (current, voltage, power), a datalogger for data collection and a shell anemometer for measuring of wind speed. The project consists in determining the performance of this system for the local wind conditions, from data collected during the months of May and July 2008. The results show that in only about 10,97% of total days for the month of May and about 54,57% of the total days of July, the pump-motor was triggered by the wind generator and the global yields ranging between 0,41 to 0,74%. Observing the flow values found when compared with the characteristic curve of the pump used, there is a perceived under-utilization of the same, especially in May.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5012
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:DEEL - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_dis_mgferreira.pdf4,71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.