Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5040
Title in Portuguese: A crise da água no setor agrícola do Ceará: a busca de solução por meio de sistemas de dessalinização
Author: Campos, Robério Telmo
Gomes, Regina Kelly Guimarães
Campos, Kilmer Coelho
Keywords: Água
Qualidade de vida
Dessalinizadores
Issue Date: 2004
Publisher: Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural, n.42, 2004
Citation: CAMPOS, Robério Telmo; GOMES, Regina Kelly Guimarães; CAMPOS, Kilmer Coelho. A crise da água no setor agrícola do Ceará: a busca de solução por meio de sistemas de dessalinização. CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL - SOBER, 42, 2004, Cuiabá - MT. Anais... Brasília: SOBER, n. 42. p. 1-13, 2004.
Abstract in Portuguese: Analisam-se os efeitos da água sobre a qualidade de vida das famílias, servidas por dessalinizadores, em comunidades rurais dos Municípios de Quixeramobim e Canindé, no Estado do Ceará. A análise e interpretação dos dados coletados em pesquisa de campo foram efetuadas de acordo com o método descritivo associado a técnica de análise tabular, utilizando-se freqüências absoluta e relativa das variáveis selecionadas. Concluiu-se que é baixo o padrão de vida das pessoas beneficiadas com água dessalinizada, pois metade das famílias tem renda mensal entre um e menos de dois salários mínimos. A grande maioria tem baixo nível de escolaridade e possui fossa séptica em casa. Apenas cerca de um quinto das famílias utilizam água potável e acima da metade utilizam água salobra, enquanto que um terço usam, com freqüência, água poluída de açude. Dentre as fontes de abastecimento de água para consumo das famílias pesquisadas, em ordem decrescente de importância, destacam-se os dessalinizadores, açudes e cisternas. É elevado o percentual de famílias que apenas coam num pano a água utilizada para beber. As condições pecárias de manutenção vêm impedindo os aparelhos dessalinizadores de proporcionar maiores benefícios à população. Como benefícios gerados pelos dessalinizadores, foram apontados a facilidade de acesso a água de boa qualidade, melhora da saúde da comunidade e a redução do problema de falta d´água. Um quinto dos entrevistados acreditam ter ocorrido maiores problemas de doenças na família, em decorrência do consumo de água, antes da instalação do dessalinizador, 69,23% não viram diferença e 11,54% preferiram não opinar. A maioria acredita ter diminuído a freqüência ao posto de saúde, após a instalação do dessalinizador. A gripe e a diarréia continuam se apresentando como sendo as doenças de maiores incidências nas comunidades pesquisadas. Apesar da grande utilização de água inadequada para o consumo humano, pois nem sempre a água dessalinizada estava disponível, a expectativa de vida se manifestou relativamente elevada.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5040
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 0103-2003
1806-9479
Appears in Collections:DEA - Artigos publicados em revista científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2004_eve_rtcamposa.pdf138,07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.