Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50660
Tipo: Dissertação
Título: Papel das polimerases TLS como biomarcadores de efeito frente a exposição crônica de agricultores á pesticidas. Há evidência na sindrome mielodisplásica?
Autor(es): França, Ivo Gabriel da Frota
Orientador: Pinheiro, Ronald Feitosa
Palavras-chave: Biomarcadores;Agroquímicos;DNA Polimerase Dirigida por DNA
Data do documento: 18-Fev-2020
Citação: FRANÇA, I. G. F. Papel das polimerases TLS como biomarcadores de efeito frente a exposição crônica de agricultores à pesticidas. Há evidência na sindrome mielodisplásica?. 2020. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: O câncer abrange um grupo de diversas doenças cujo principal característica é o crescimento descontrolado e a proliferação de células anormais no organismo. Os biomarcadores são ferramentas que surgem como auxilio na previsão da causa e progressão de várias doenças. Os cânceres podem ser desencadeados por alterações genéticas, epigenéticas e/ou imunológicas. Estas modificações genéticas podem ser causadas por agentes endógenos ou exposição a agentes exógenos, como tabagismo, radiação ultravioleta e contato com pesticidas. Como resposta a esta exposição, nosso organismo desenvolveu, ao longo da evolução, diversas proteínas especializadas no processo de reparo do DNA que atuam em lesões de fita simples e de fita dupla, além de enzimas responsáveis por tolerar estes danos, quando essas lesões são refratárias. A tolerância aos danos no DNA é realizada pela DNA polimerases com atividade translesão (TLS), enzimas que apresentam a habilidade de transpassar as lesões ou corrigir o DNA lesionado. Devido à baixa fidelidade de incorporação de nucleotídeos pelas TLS, podem ocorrer quadros de mutações, levando a instabilidade genômica. O objetivo deste estudo foi avaliar a expressão gênica das enzimas DNA polimerases com atividade TLS (POLH, POLL, REV3L, PCNA, POLI, REV1, POLN, POLQ e POLK) em indivíduos expostos a agrotóxicos, comparando com grupos de pacientes portadores de Síndrome Mielodisplásica (SMD) e controles saudáveis, utilizando a metodologia de PCR em tempo real (RT-qPCR). Foram avaliados 86 pacientes com SMD diagnosticados em hospital terciário de referência, 54 trabalhadores agrícolas da região de Limoeiro do Norte-CE e 6 controles saudáveis. Identificamos que entre os grupos dos agricultores, o grupo grande produtor apresentou um aumento de expressão dos genes POLK e POLL em relação ao grupo da agricultura familiar. Em relação ao cariótipo, foi observado um aumento dos níveis de expressão dos genes REV3L, POLQ e POLK nos agricultores que apresentavam cariótipo alterado. Em relação a análise entre os grupos SMD, agricultores e controles saudáveis, houve um aumento dos níveis de expressão dos genes REV1, POLH, POLK, POLL e PCNA do grupo de SMD em relação aos agricultores e controles saudáveis. Houve um aumento dos níveis de expressão dos genes REV3L, POLI e POLQ no grupo SMD em relação aos agricultores. Esta pesquisa demonstrou que o aumento da expressão dos genes REV3L, POLQ e POLK entre os agricultores que apresentavam cariótipo alterado pode estar associado a um aumento da instabilidade genômica como resultado da exposição crônica aos pesticidas. Em relação aos grupos, observamos um aumento dos níveis de expressões dos genes POLH, POLL, REV3L, PCNA, POLI, REV1, POLQ e POLK no grupo SMD frente aos agricultores e controles saudáveis, podendo estar associados aos mecanismos biológicos da doença.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50660
Aparece nas coleções:DMC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_dis_igff.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.