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Tipo: Dissertação
Título: Evaluating the teaching effectiveness using multivariate statistics
Autor(es): Silva, Thomaz Edson Veloso da
Orientador: Almeida, André Lima Férrer de
Palavras-chave: Teleinformática;Engenharia - Estudo e ensino;Educação - Currículo
Data do documento: 2013
Citação: SILVA, T. E. V. Evaluating the teaching effectiveness using multivariate statistics. 2013. 106 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Teleinformática) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Resumo: Nesta pesquisa, a estat stica multivariada foi utilizada para analisar a avalia c~ao da efetividade do ensino (do ingl^es Students' Evaluation of Teaching E ectiveness - SETE) no primeiro ano do curso de Engenharia de Teleinform atica da Univer- sidade Federal do Cear a. O SETE e uma metodologia de avalia c~ao desenvolvida para captar a opini~ao dos alunos sobre onze fatores que levam em considera c~ao a efetividade do ensino. Aspectos como evas~ao, baixo rendimento e estrutura cur- ricular s~ao considerados objeto de estudo nesta pesquisa. Inicialmente a an alise fatorial foi aplicada no instrumento de medida do SETE para a veri car se ele se torna consistente ao ser aplicado no contexto do curso de Engenharia de Telein- form atica. Ap os a valida c~ao do instrumento com a aplicao da an alise fatorial, foi realizada uma estat stica descritiva para a anlise inicial dos dados coletados. Desde j a pode-se observar uma boa avalia c~ao dos alunos nas disciplinas relacionadas a area tecnol ogica do curso. Com a aplica c~ao da An alise de Componentes Prin- cipais (do ingl^es Principal Components Analysis - PCA) foram obtidas vari aveis latentes que nos permitiram observar a estrutura curricular do curso sob a otica da efetividade do ensino. A m de validar a estrutura gerada pelo PCA, a An alise de Agrupamento Hier arquica (do ingl^es Hierarchical Cluster Analysis - HCA) em toda a base de dados coletada, na qual a partir da utiliza c~ao do m etodo Ward, a estrutura curricular obtida pela aplica c~ao do PCA foi validada. Os resultados mostram que nosso estudo permite uma an alise de como os estudantes avaliam diferentes disciplinas sob diferentes crit erios, o qual pode servir como indicador da qualidade do ensino para a area de avalia c~ao educacional.
Abstract: In this work, we propose the use of multivariate data analysis in addition to the classical descriptive statistics, to address the problem of Students' Evaluation of Teaching E ectiveness (SETE) in a Teleinformatics Engineering course of the Federal University of Cear a. First, the factorial analysis validates the application of the SETE instrument in the Teleinformatics Engineering course's context. The Cronbach's revealed high internal consistency of the dataset. The PCA has been applied in order to take some intrinsic information about the relationship among the disciplines that have been analyzed, using the students' point of view. The curricular structure found into PCA application must be validated, then the Hierarchical Cluster Analysis (HCA) has been used to validate the PCA course's structure using the Ward's method that validates the PCA's curricular structure. The results show that our study allows an analysis of how students perceive di erent disciplines about di erent criteria, which may serve as an indicator of educational quality for educational assessment area.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5067
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