Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5109
Title in Portuguese: O Consumo e Comercialização de Produtos Orgânicos: o caso da associação para o desenvolvimento da agropecuária orgânica
Author: Oliveira, Renato Alves de
Lima, Patrícia Verônica Pinheiro Sales
Silva, Lúcia Maria Ramos
Keywords: Produtos orgânicos
Consumo
Issue Date: 2006
Publisher: Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 44
Citation: OLIVEIRA, Renato Alves de; LIMA, Patrícia Verônica Pinheiro Sales; SILVA, Lúcia Maria Ramos. O Consumo e Comercialização de Produtos Orgânicos: o caso da associação para o desenvolvimento da agropecuária orgânica. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL - SOBER, 44. Fortaleza. Anais... Brasília: SOBER. v. 1. p. 1-19, 2006.
Abstract in Portuguese: O conhecimento do perfil do consumidor dos produtos orgânicos comercializados pela Associação para o Desenvolvimento da Agropecuária Orgânica – ADAO, gera um importante instrumento de marketing visando à consolidação da produção de produtos orgânicos e permite responder à crescente demanda por produtos orgânicos no Ceará, determinando a adequação da produção e comercialização às exigências dos consumidores no que se refere à quantidade, qualidade e variedade dos produtos. O presente estudo objetivou caracterizar o consumo de produtos orgânicos comercializados pela ADAO. Na caracterização do perfil do consumidor observou-se que a maior parte dos consumidores de produtos orgânicos é de mulheres, casadas, com filhos, idade acima de cinqüenta anos, com nível superior de escolaridade e renda acima e dez salários mínimos. A decisão do consumo de produtos orgânicos traz melhoria nas condições de saúde. Os produtos mais procurados são as verduras e os legumes. O consumo geral dos produtos orgânicos apresentou uma tendência positiva de crescimento. Apesar de se tratar de um estudo de caso, os resultados obtidos podem ser utilizados por produtores e varejistas para a conquista de novos consumidores. Deve-se investir em campanhas para a conscientização sobre os danos causados por agentes químicos à saúde, utilizados na produção agrícola convencional.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5109
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 0103-2003
1806-9479
Appears in Collections:DEA - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006_eve_raoliveira.pdf116,55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.