Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5115
Título: Análise de riscos em sistemas de abastecimento de água sob a perspectiva do plano de segurança da água. Estudo de caso: região metropolitana de Fortaleza no Estado do Ceará
Título em inglês: Risk analysis in water supply systems under the perspective plan for water security. Case study: metropolitan region of Fortaleza in Ceará
Autor(es): Gradvohl, Soraia Tavares de Souza
Orientador(es): Aquino, Marisete Dantas de
Palavras-chave: Saneamento
Água - Qualidade
Avaliação de riscos
Engenharia de abastecimento de água
Lógica difusa
Data do documento: 2012
Citação: GRADVOHL, S. T. S. (2012)
Resumo: A terceira edição dos Guias para a Qualidade de Água Potável da Organização Mundial de Saúde – OMS trouxe uma nova visão e preocupação com a saúde, cuja finalidade é a garantia da qualidade da água como instrumento de proteção à saúde pública. Para isso, o Plano de Segurança da Água (PSA) foi proposto como ferramenta para assegurar a qualidade da água proveniente de um sistema de abastecimento de água a partir de um planejamento integral de avaliação dos riscos e gestão, envolvendo todas as etapas do sistema de abastecimento, desde a bacia de captação até a sua distribuição ao consumidor final. O plano envolve algumas medidas essenciais para garantia da qualidade da água: a avaliação do sistema de abastecimento de água, o monitoramento operacional eficaz e a sua respectiva gestão. O desenvolvimento do plano também abrange algumas etapas essenciais e, dentre elas, inclui-se a avaliação dos fatores de perigo e caracterização dos riscos. Os métodos utilizados no PSA baseiam-se em muitos dos princípios e conceitos aplicados em outros sistemas de gestão de riscos, como o sistema de barreiras múltiplas e a análise de perigo e de pontos críticos de controle (APPCC). O presente trabalho traz uma proposta metodológica utilizando ferramentas baseadas na Lógica Fuzzy e metodologias de Análise Multicritério, com o intuito de auxiliar no processo decisório. Como estudo de caso, foram selecionados os Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) que atendem 13 dos 15 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, no Estado do Ceará. Utilizando a metodologia pode-se concluir que os sistemas estão com nível de pertinência mais preponderante, de maneira geral, em uma escala de Risco Baixo, fora o caso específico de apenas um deles, que ficou com maior nível de pertinência para a escala de Risco Moderado. Além de indicar os níveis de pertinência do risco em que se encontra cada SAA, a metodologia permitiu ainda classificá-los em função da escala de risco. Numa escala de risco e em nível relativo, os municípios puderam ser classificados em ordem, onde o de mais baixo risco evidenciado foi o município de Maracanaú e, o último, o de Cascavel. Ademais, a metodologia mostrou-se ser uma alternativa para fornecer subsídios para avaliação dos riscos e tomada de decisão em consonância com as diretrizes dos Planos de Segurança da Água.
Abstract: The third edition of the Guidelines for Drinking Water Quality of the World Health Organization - WHO brought a new vision and concern for health, whose purpose is the guarantee of water quality as a tool for public health protection. For this, the Water Safety Plan (PSA) was proposed as a tool to ensure the quality of water from a water supply system from a comprehensive planning risk assessment and management, involving all stages of system supply, from catchment to distribution to final consumers. The plan involves some key measures to ensure the water quality evaluation system for water supply, operational monitoring and its effective administration thereof. The development plan also covers some essential steps, and among them include the assessment of risk factors and risk characterization. The methods used in the PSA are based on many of the principles and concepts applied in other systems of risk management, as the system of multiple barriers and Hazard Analysis and Critical Control Point (HACCP). This paper presents a methodology using fuzzy logic-based tools and Multicriteria Analysis methodologies in order to assist in decision making. As a case study, we selected the Water Supply Systems (WSS) that serve 13 of the 15 municipalities of the Metropolitan Region of Fortaleza, in Ceará. Using the methodology can be concluded that systems with a level of relevance with a Low Risk scale are more prevalent, in general, outside the specific case of only one, who took higher level of relevance in the Moderate Risk scale. Besides indicating the relevance of the levels of risk of each WSS, the methodology also allowed us to classify them according to the scale of risk. On a scale of risk and the relative level, the municipalities could be sorted, where the lowest risk was evident to Maracanaú and the last, to Cascavel. Furthermore, the methodology proved to be an alternative to providing subsidies for risk assessment and decision making in line with the guidelines of the Water Safety Plans.
Descrição: GRADVOHL, S. T. S. Análise de riscos em sistemas de abastecimento de água sob a perspectiva do plano de segurança da água. Estudo de caso: região metropolitana de Fortaleza no Estado do Ceará. 2012. 213 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil: Saneamento Ambiental) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5115
Aparece nas coleções:DEHA - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tese_stsgraduohl.pdf4,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.