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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da equidade dos cadernos de matemática do ENEM 2017
Título em inglês: Equity assessment of mathematics notebooks of ENEM 2017
Autor(es): Almeida, Fernando Marciano de
Orientador: Monteiro, André Jalles
Palavras-chave: Equidade;ENEM;Cadernos
Data do documento: 2020
Citação: ALMEIDA, Fernando Marciano de. Avaliação da equidade dos cadernos de matemática do ENEM 2017. 2020. 110 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem e Métodos Quantitativos) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, 2020.
Resumo: O Enem é atualmente o exame de larga escala mais divulgado no país pelo fato de ser a porta de entrada principal em universidades públicas do Brasil. Em avaliações de larga escala são utilizados cadernos paralelos com o objetivo de evitar fraudes no processo avaliativo. No Enem há quatro tipos de cadernos (ROSA, AZUL, CINZA e AMARELO), esses cadernos devem promover a equidade de dificuldades para que os candidatos que recebem cadernos de cores diferentes não sejam prejudicados ou beneficiados na avaliação. Os especialistas em avaliação educacional utilizam os dados fornecidos pelo Enem para avaliar sistemas de ensino, falhas ou avanços no processo avaliativo e falhas na construção dos cadernos. Há várias formas de avaliar um sistema de ensino ou método avaliativo e nenhuma é completamente correta, vários pontos de vista podem ser construídos mas poucos levam em conta as condições educacionais oferecidas ao educando. Em um país com dimensões continentais, diferentes condições educacionais, diferentes climas, diferentes culturas e com diferentes condições socioeconômicas, torna-se muito difícil construir avaliações com equidade de dificuldade em todos os cadernos paralelos utilizados pelo exame, isso se deve ao fato de ser praticamente impossível considerar todos os fatores que causam viés na proficiência dos candidatos. Este trabalho utilizou o arquivo de Microdados do Enem 2017 com ênfase nos cadernos de Matemática para verificar a equidade do processo avaliativo. Foi construída uma argumentação baseada em estatísticas descritivas, ANOVA, DMS de Fischer, funcionamento diferencial do item (DIF), proporção de acertos e análise pedagógica de itens. Foi verificado que uma maior quantidade de acertos no caderno não determina uma maior proficiência, que alguns itens possuem sua dificuldade alterada em função de sua posição no caderno, que os cadernos que apresentam equidade são o AMARELO e CINZA, por outro lado os que apresentam maiores diferenças são ROSA e AMARELO, logo a equidade de dificuldade não existe entre todos os cadernos contrariando o que afirma o Inep.
Abstract: Enem is currently the most popular large-scale exam in the country because it is the main gateway to public universities in Brazil. In large-scale evaluations, parallel notebooks are used in order to avoid fraud in the evaluation process. In Enem there are four types of notebooks (PINK, BLUE, GRAY and YELLOW), these notebooks must promote equity of difficulties so that candidates who receive notebooks of different colors are not harmed or benefited in the evaluation. The specialists in educational evaluation use the data provided by Enem to evaluate teaching systems, flaws or advances in the evaluation process and flaws in the construction of the notebooks. There are several ways to evaluate a teaching system or evaluation method and none is completely correct, several points of view can be constructed but few take into account the educational conditions offered to the student. In a country with continental dimensions, different educational conditions, different climates, different cultures and with different socioeconomic conditions, it is very difficult to construct assessments with equity of difficulty in all the parallel books used by the exam, this is due to the fact that it is practically impossible to consider all the factors that cause bias in the candidates' proficiency. This work used the Enem Microdata 2017 file with an emphasis on Mathematics notebooks to verify the equity of the evaluation process. An argument was made based on descriptive statistics, ANOVA, Fischer DMS, differential item functioning (DIF), proportion of correct answers and pedagogical analysis of items. It was found that a greater number of correct answers in the notebook does not determine greater proficiency, that some items have their difficulty altered due to their position in the notebook, that the notebooks that present equity are YELLOW and GRAY, on the other hand those that present greater differences are PINK and YELLOW, therefore the difficulty equity does not exist among all the notebooks, contrary to what Inep affirms.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51155
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