Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51194
Tipo: Dissertação
Título: Cosmo árvore: uma construção poética sobre os sinais da natureza
Autor(es): Domício, Jared José Barbosa
Orientador: Santos, Cesar Augusto Baio
Palavras-chave: Arte e ciência;Sinais da natureza;Complexidade;Magia
Data do documento: 2015
Citação: DOMÍCIO, Jared José Barbosa. Cosmo árvore: uma construção poética sobre os sinais da natureza. 2015. 124f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza (CE), 2020.
Resumo: Investigar como um processo criativo pode ser desenvolvido a partir da relação entre arte, ciência e natureza. Essa é a intenção da presente pesquisa, que nasce a partir de uma notícia de jornal sobre algumas tribos de aborígenes que sobreviveram a um tsunami por terem identificado sinais da natureza que evidenciavam a aproximação do fenômeno. A proporção do desastre, que causou a morte milhares de pessoas, aumentou o caráter inusitado da notícia. Buscamos, com base neste fato, observar as relações construídas entre ser humano e natureza. Utilizamos, conjuntamente, parâmetros da ciência e do conhecimento popular, para acessarmos uma forma de pesquisa que está situada na fronteira entre o conhecimento institucionalizado e os conhecimentos ancestrais, que fogem aos padrões normativos da ciência e que chamamos de ciência magistica. Para isso, propomos uma situação específica, que consiste na observação de uma única árvore para analisar que sinais naturais poderiam ser identificados sob um olhar da ciência magística que nos leva a entremeios que envolvem aspectos misticos e científicos, pondo as fronteiras em questão. O que encontramos foi uma complexa rede de acontecimentos que, observados sob a perspectiva da arte, trouxeram questões relacionadas às limitações dos nossos sentidos. A ideia de imersão surge como necessidade de vivenciar tais acontecimentos e torna-se fundamental como parte do processo de intervenção poética. Para adentrar nesse universo foi necessário um recorte que nos levou à identificação de três tipos de sinais, divididos em: sinais de contenção e afloramento, evidenciados através da ação dos profetas das chuvas, sinais exobiológicos, relacionados com a investigação de uma suposta biologia extraterrestre e os sinais de transcendência que podemos encontrar nos rituais que envolvem as plantas de poder e atos meditativos. Observamos e registramos todo o percurso em anotações, fotografias e desenhos que possibilitaram uma maior compreensão sobre o papel que uma árvore ocupa em seu ecossistema. Dentre os muitos acontecimentos identificados, nos detivemos em observar a maneira como caem as folhas secas que, por meio uma trilha aberta ao redor da árvore, deixava explícita a localização das folhas. Tal recurso permitiu um registro periódico em gráficos que mostram o fluxo de vida da árvore a partir da maneira como esta perdia suas folhas. Foram utilizados os conceitos de rede e complexidade para compreender o contexto apresentado. Ao final são produzidos um conjunto de desenhos e imagens que traduzem as relações entre micro e macrocosmo a partir da ação proposta.
Abstract: The present study intends to investigate how a creative process can be developed from the relation between art, science and nature. The intention for this research is born from a newspaper article that reported the survival of a few aborigine tribes, after they had identified nature signs warning an approaching Tsunami. The proportion of the disaster, which has caused the death of thousands of people, still increased the unusual character of the news. It is based on such fact, that we seek to observe the relations built between human beings and nature. We use in conjunction, science and popular knowledge parameters, in order to access a research form that is placed on the borders between institutionalized and ancestral knowledge, which run away from the normative patterns, and for that, we call it magistic science. For that purpose, we propose a specific situation that consists on the observation of a particular tree, to analyze witch natural signals could be identified under the gaze of magistic science that can lead us into linkages between mystical and scientific aspect, putting into question such borders. What we found was a complex network of events that observed from a perspective of art, had brought us questions related to our senses limitations. An idea of immersion arises as a necessity to experience such events, and it becomes essential as part of the process of poetic intervention. In order to go deeper into this universe, it was necessary a cut off, which led us to identify three types of signs, divided in: signs of restraint and upwelling, both evinced through the actions of rain prophets; exobiological signs, related with the investigation of a supposed extraterrestrial biology; and signs of transcendence, which we are able to find among rituals involving plants with medicinal powers used in medical acts. We had observed and registered this entire course through notes, photographs and drawings that made possible a higher comprehension over the role that a tree plays in its ecosystem. Among the variety of the identified events, we chose to observe, the way that the dry leaves fall from the trees by means of a trail inscribed around the tree, making explicit the location of the leaves. Such resource made possible a periodic record in graphics that demonstrated the life flows of a tree based on its leaves losses. The concepts of network and complexity were used to understand the presented context. At the end, a series of drawings and images were produced as a way to translate the relations between micro and macrocosm resulting from the proposed action.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51194
Aparece nas coleções:PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_jjbdomicio.pdf3,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.