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Tipo: TCC
Título: De espaço da produção à comercialização: Centro Fashion Fortaleza
Autor(es): Souza, Beatriz Santos de
Orientador: Muniz, Alexsandra Maria Vieira
Palavras-chave: Centro Fashion;Indústria têxtil;Comércio de confecção
Data do documento: 2019
Citação: SOUZA, Beatriz Santos de. De espaço da produção à comercialização: Centro Fashion Fortaleza. 2019. 79f. Monografia (Bacharelado em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: Fortaleza ganhou destaque na economia cearense e passou por crescente urbanização impulsionada pela produção e beneficiamento do algodão ao final do século XIX. Atualmente, tem como um dos principais segmentos econômicos o comércio, sendo o de confecções o mais presente. O presente trabalho busca apresentar o Centro Fashion Fortaleza no atual contexto do comércio de confecções da capital cearense. Baseado no método dialético, a pesquisa perpassou por uma revisão bibliográfica, pesquisa documental, visitas de campo, entrevistas e como forma de organizar os dados obtidos, a tabulações e elaboração de mapas. Pertencente à família Philomeno, o Centro Fashion Fortaleza iniciou seu funcionamento atraindo um elevado público popular do varejo como também do atacado. Os permissionários atuantes, em sua grande maioria, vieram da Feira da José Avelino que mesmo após a inauguração do empreendimento ainda é presente no centro da capital. Com dois anos de funcionamento e apresentando uma estrutura que vai além do espaço da comercialização, mas também de hospedagem e especulação imobiliária, o Centro Fashion Fortaleza traz impactos econômicos e socioespaciais no urbano da capital cearense que foi possível ser evidenciado através deste estudo.
Abstract: Fortaleza gained prominence in Ceará economy and went through increasing urbanization driven by cotton production and processing at the end of the XIX century. Currently, it has as one of the main economic segments trade, being the most present of confection. This paper presents the Centro Fashion Fortaleza in the current context of confection trade in the capital of Ceará. Based on the dialectical method, the research went through a literature review, documentary research, field trips, interviews and as a way of organizing the data obtained, tabulations and map making. Belonging to the Philomeno family, the Centro Fashion Fortaleza started operating by attracting a high popular retail audience as well as wholesale. The acting permit holders, where most, came from José Avelino Fair that even after the inauguration of the enterprise it is still present in the center of the capital. With two years of operation and presenting a structure that goes beyond the space of commercialization, but also hosting and real estate speculation, Centro Fashion Fortaleza brings economic impacts and socio-spatial issues in the urban capital of Ceará that was possible to be evidenced through this study.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51206
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