Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51230
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Editorial Linguística
Autor(es): Moura, Sueli Cavendish de
Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Parahyba, Fatiha Dechicha
Raquel, Betânia Maria Gomes
Palavras-chave: Parâmetros Curriculares Nacionais;Editorial;Língua - Ensino e aprendizagem
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Eutomia: Revista de Literatura e Linguística
Citação: MOURA, Sueli Cavendish de; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; PARAHYBA, Fatiha Dechicha; RAQUEL, Betânia Maria Gomes. Editorial Linguística. Eutomia: Revista de Literatura e Linguística, Recife (PE), v. 1, n. 23, p. 1-8, jul. 2019.
Resumo: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) apresentaram mudanças significativas relativas ao ensino e aprendizagem de línguas. Dentre algumas, destacam-se a centralidade no texto; o gênero textual como um megainstrumento na sala de aula; o ensino com base na tríade leitura, produção textual e análise linguística; o espaço para o ensino da oralidade em sala de aula; a articulação necessária com a tecnologia, entre outras. Mais de vinte anos depois, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017) é homologada. Esse documento fortalece as tomadas de decisões teóricas feitas pelos PCN, e, ao mesmo tempo, faz ajustes em determinadas situações, como por exemplo propõe um ensino e aprendizagem de análise linguística/semiótica, ressignificando a relação texto e gramática. Além de ser um eixo para o ensino, a análise linguística/semiótica é também uma prática de linguagem. Nesta edição especial da Revista Eutomia, intitulada Da gramática tradicional à análise linguística/semiótica, gramática renovada: questões teóricas e práticas, abrimos espaço para discutir questões relacionadas a conceitos e práticas desta atividade.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51230
ISSN: 1982-6850
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_scmouraevlfleurquin.pdf314,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.