Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5134
Título: O comportamento da mão-de-obra ocupada no nordeste brasileiro: uma análise para os anos de 1995 e 2003
Autor(es): Vieira Júnior, Nilson Machado
Casimiro Filho, Francisco
Silva, Lúcia Maria Ramos
Palavras-chave: Mão-de-obra ocupada
Nordeste brasileiro
Setor agrícola
Medidas de localização e especialização
Data do documento: 2006
Editor: Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 44
Citação: VIEIRA JÚNIOR, N. M. ; CASIMIRO FILHO, F. ; SILVA, L. M. R. (2006)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento setorial da mão-de-obra ocupada nos estados da região Nordeste do Brasil, nos anos de 1995 e 2003. Utilizando-se medidas de localização e especialização, como o quociente locacional, o coeficiente de especialização e o coeficiente de reestruturação, procurou-se analisar os principais setores da economia, visando determinar aqueles que seriam os mais dinâmicos e ou aquele(s) estado(s) que apresentaram alguma reestruturação setorial. Por meio dos coeficientes de localização e especialização, nota-se que a estrutura produtiva dos estados nordestinos é bastante homogênea, fato que é confirmado pela análise do quociente locacional, que mostrou uma concentração relativa dos setores 1 e 7 (Agrícola e Outras atividades), juntamente com o coeficiente de especialização, que apresentou uma baixa variação entre os estados, com a exceção da Paraíba, que apresentou uma expressiva variação interperíodos. A Bahia, com exceção do setor 1, possui os setores mais dinâmicos da região (2, 3, 4, 5, 6 e 7), o segundo maior coeficiente de especialização e o maior coeficiente de reestruturação, o que indica alguma modificação na composição setorial deste estado.
Descrição: VIEIRA JUNIOR, Nilson Machado; CASIMIRO FILHO, Francisco; SILVA, Lúcia Maria Ramos. O comportamento da mão-de-obra ocupada no nordeste brasileiro: uma análise para os anos de 1995 e 2003. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL - SOBER, 44., Fortaleza, 2006. p. 1-14
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5134
ISSN: 0103-2003
1806-9479
Aparece nas coleções:DEA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_eve_fcasimirofilhoo.pdf66,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.