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Tipo: Dissertação
Título: Capacidades de linguagem mobilizadas no processo de leitura, por alunos do Ensino Fundamental, em textos jornalísticos sobre violência contra a mulher
Título em inglês: Language capacities mobilized in the reading process, by students of Elementary School, in journalistic texts on violence against women
Autor(es): Lima, Kesia Suyanne Pinheiro
Orientador: Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Palavras-chave: Capacidades de linguagem;Violência contra a mulher;Interacionismo Sócio-Discursivo
Data do documento: 2020
Citação: LIMA, Kesia Suyanne Pinheiro. Capacidades de linguagem mobilizadas no processo de leitura, por alunos do Ensino Fundamental, em textos jornalísticos sobre violência contra a mulher. 2020. 167f. Dissertação (mestrado)- Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós- Graduação Profissional em Letras (Profletras), Fortaleza (CE), 2020.
Resumo: Esta pesquisa-ação se realiza em uma sala de aula da Educação Básica brasileira, conduzida pela necessidade de mobilizar as capacidades de linguagem sob dificuldade dos alunos pesquisados, em especial as relacionadas ao descritor 11 (Estabelecer relações entre as partes de um texto, identificando repetições ou substituições), a partir dos mecanismos de coesão (nominal), previsto pela matriz de referência do SPAECE – Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará. Objetivamos investir em estratégias que contribuam para desenvolver essas capacidades de linguagem, a partir de uma pesquisa de caráter qualitativo, culminando em uma intervenção com uma sequência didática, tendo por base o gênero textual notícia, sob o tema “violência contra a mulher”, sob a perspectiva de que a linguagem é, ao mesmo tempo, condição para a construção do mundo social e caminho para encontrar soluções para compreendê-lo. Como quadro teórico, utilizamos os conceitos de sequência textual propostos por Schneuwly e Dolz (2004) e de capacidade de linguagem por Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004). Tomamos como modelo a perspectiva do Interacionismo Sócio-discursivo (BRONCKART, 1999; 2006; 2007; 2008) e redimensionamos esses conceitos em sala de aula. Para tal, fizemos um mapeamento das dificuldades apontadas pelos alunos pesquisados a partir de atividades-teste, em seguida desenvolvemos atividades de linguagem que aplicamos em uma sequência didática, direcionadas a verificar de que maneira podemos contribuir para uma melhor mobilização das capacidades dos estudantes. Comparamos os resultados pré e pós-intervenção, verificando que os alunos conseguiram ressignificar os seus conhecimentos, de modo que consideramos que a sequência didática utilizada em nossa pesquisa focaz quanto à ampliação das capacidades de linguagem dos estudantes analisados.
Abstract: This research happens in a Brazilian Basic Education classroom, fulfilled by the need to mobilize the language capabilities that researched students have difficulty, especially those related to the descriptor 11 (Establishing relationships between parts of a text, identifying repetitions or substitutions), based on the (nominal) cohesion mechanisms for the matriz de referência do SPAECE - Permanent System for the Evaluation of Basic Education in Ceará. We aim to invest in strategies that contribute to develop these language capabilities, from a qualitative research, ending in an intervention with a didactic sequence, based on the textual genre news, about the theme “violence against women”, about a perspective that language that is, at the same time, a condition for the construction of the social world and a way to find solutions to understand it. The theoretical framework that we used are the concepts of textual sequence proposed by Schneuwly and Dolz (2004) and language capacity by Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004). We had like a model the perspective of Socio-discursive Interactionism (BRONCKART, 1999; 2006; 2007; 2008) and we review these concepts in the classroom. We organize the difficulties of the researched students from test activities, then developed language activities that we applied in a didactic sequence, aimed at verifying how we can contribute to a better mobilization of the students' capacities. We compared the results before and after the intervention, verifying that the students were able to rearrange their knowledge, so that we consider that the didactic sequence used in our research was effective in expanding the language abilities of the students analyzed.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51374
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