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Tipo: TCC
Título: Currículo para o ensino de música na disciplina de artes no ensino fundamental em escolas municipais de Sobral/Ce
Autor(es): Ferreira, Miquéias Gomes
Orientador: Ferreira, Eveline Andrade
Palavras-chave: Educação Musical;Currículo para ensino de Música;Teoria Curricular
Data do documento: 2019
Citação: FERREIRA, M. G. (2019)
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo de definição curricular para o ensino de música na disciplina de artes das séries finais do ensino fundamental, no contexto educacional das escolas públicas municipais de Sobral/CE. Para isto foi feito uma pesquisa qualitativa que envolveu entrevistas com (7) sete professores de artes desta localidade e um (1) agente educacional ligado a SEDUC. Para chegar ao fim desejado, investigou-se: a) a visão de valor do ensino de música para estes profissionais; b) os fatores que envolvem o processo educativo musical que contribuem na formulação do currículo; c) como tem sido feito o processo de escolha e abordagem dos conteúdos de música para esta disciplina. Como referencial teórico, se fundamentou a concepção de Educação Musical em Penna (2002), Souza (2001), Del-Ben (2003), Figueiredo (2013), Oliveira (2006), dentre outros e a concepção curricular em Silva (2010), Martins (1991), Young (2014), outros. A partir da análise dos dados inferiu-se na fala dos entrevistados um discurso de importância do ensino de música na escola, independente de dificuldades como estrutura escolar, ensino polivalente, ensino mais geral e duração da aula de 50 minutos. Pôde-se entender como os fatores: obrigatoriedade de música na escola, formação acadêmica específica e artística, duração da aula, recursos materiais, infraestrutura e aspectos metodológicos, influenciam no processo didático musical. Uma aula de 100 minutos é considerada suficiente pelos entrevistados que compreendem a obrigatoriedade do ensino de música e aceitam a importância da formação acadêmica e artística, em sua maioria. O mais relevante foi descobrir quais conteúdos musicais são trabalhados na disciplina de artes e pôde-se assimilar que não há limitação, apesar das dificuldades. O currículo é um processo vivo e por ser processo está em constante adaptação para melhor atender um ideal, ou o da organização educacional ou do estudante, ou dos dois; ou da individualidade ou do coletivo; ou o da formação integral do ser humano ou da formação da força bruta laboral; ou seja, o currículo está carregado de intenções, sendo este um motivo para o próprio professor se apropriar desta ferramenta. Com esta investigação, pôde-se concluir a necessidade de um processo de concepção curricular bem fundamentado para o ensino da linguagem musical.
Abstract: This research aims to analyze the process of curriculum definition for music teaching in the arts discipline of the end grades of elementary school, in the educational context of the public schools of Sobral/CE. For this, a qualitative research was carried out which involved interviews with (7) seven art teachers of this locality and one (1) educational agent linked to SEDUC. To reach the desired end, we investigated: a) the value view of music teaching for these professionals; b) the factors involving the musical educational process that contribute to the formulation of the curriculum; c) how the process of choosing and approaching music content for this discipline has been done. The theoretical framework was based on the conception of Music Education in Penna (2002), Souza (2001), Del-Ben (2003), Figueiredo (2013), Oliveira (2006), among others and the curricular conception in Silva (2010), Martins (1991), Young (2014), others. From the analysis of the data it was inferred in the speech of the interviewees a speech of importance of music teaching in school, regardless of difficulties such as school structure, multipurpose teaching, more general education and class duration of 50 minutes. It was possible to understand how the factors: compulsory music at school, specific and artistic academic formation, class duration, material resources, infrastructure and methodological aspects, influence the musical didactic process. A 100 minutes class is considered sufficient by respondents who understand the obligation to teach music and accept the importance of most academic and artistic training. The most relevant was to find out what musical contents are worked in the arts discipline and it could be assimilated that there is no limitation, despite the difficulties. The curriculum is a living process and because it is a process is constantly adapting to better meet an ideal, either the educational organization or the student, or both; or of individuality or collective; or the integral formation of the human being or the formation of the brute labor force; that is, the curriculum is loaded with intentions, which is one reason for the teacher himself to appropriate this tool. With this research, it was possible to conclude the need for a well-founded curriculum design process for the teaching of music language.
Descrição: FERREIRA, M. G. Currículo para o ensino de música na disciplina de artes no ensino fundamental em escolas municipais de Sobral/Ce. 2019. 93f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51563
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