Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51943
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Ocupação nas escolas no Ceará em 2016 e a construção da cidadania nos movimentos sociais na era da internet
Autor(es): Rêdes, Bárbara Lopes
Palavras-chave: Ensino;São Paulo - Ensino;Educação - Plano de ensino
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Editora Fi
Citação: RÊDES, Bárbara Lopes. Ocupação nas escolas no Ceará em 2016 e a construção da cidadania nos movimentos sociais na era da internet . . In: NUNES, Márcia Vidal; SILVA, Luizete Vicente Da; SILVA, Maria Saraiva da; BIÉ, Estanislau Ferreira; JÚNIOR CUNHA, Henrique (orgs.). Educação Como Forma de Socialização. V.7. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018. p.184-210.
Resumo: No dia 23 de setembro de 2015 o governo do Estado de São Paulo anunciou através do Jornal Folha de São Paulo o plano de reorganização escolar da cidade causando uma indignação nos estudantes, pais e professores da cidade. Na visão desses atores sociais o foco principal dessa indignação seria a falta de debate e a redução na qualidade do ensino através de cortes de verbas. A postura da imprensa e do governo provocou um movimento de ocupação nas escolas, denominado “Não fechem a minha escola”, durante três meses foi criada uma rede horizontal entre estudantes, sociedade e professores, massificando o movimento através das plataformas de comunicação digital e da ocupação de escolas públicas, onde mais de duzentos prédios foram tomados, os alunos criaram uma série de páginas nas redes sociais, utilizaram um manual de ocupação escolar, vídeos, fotos e conseguiram adesão e participação da classe artística e da sociedade em geral. O levante pautou a grande mídia e com tanta pressão o governo Alckmin, recuou nas muitas tentativas de “reintegração de posse” das escolas, com a rede pública quase em sua totalidade paralisada. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51943
ISBN: 2237-2229
Aparece nas coleções:PPGCOM - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_blrêdes.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.