Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5203
Título: Determinantes de desempenho em concursos públicos: um estudo de caso
Autor(es): Veloso, Alexandre Weber Aragão
Orientador(es): Castelar, Luiz Ivan de Melo
Palavras-chave: Mercado de Trabalho
Econometria
Avaliação de desempenho
Data do documento: 2004
Citação: VELOSO, A. W. A. (2004)
Resumo: O concurso público para provimento de cargos do aparelho do Estado brasileiro é um forte atrator de recursos humanos, e no qual se observa uma grande demanda de pessoas buscando uma carreira através da aprovação num conjunto de provas. A principal preocupação deste trabalho foi a de investigar os determinantes da aprovação de um candidato num concurso público. Para tanto fez-se um estudo de caso com base em dados e resultados de um concurso para provimento de cargo administrativo de nível médio para o Banco do Nordeste do Brasil, do qual participaram 232.771 candidatos. Discute-se ainda o problema paralelo da super-educação como forma de ilustrar uma possível má alocação de recursos no mercado de trabalho. Na base de dados utilizada, além do resultado do concurso, constam informações referentes à renda, educação e outros atributos mais gerais como faixa de idade, estado civil e local de origem do candidato. Na regressão o resultado do candidato no concurso (aprovado ou reprovado) é a variável a ser explicada, e o vetor de variáveis explicativas é formado pelos atributos dos candidatos. Utiliza-se inicialmente o modelo logit de escolha binária e a estimação é baseada no método de máxima verossimilhança. Resultados padrões foram obtidos nos testes de razão de máxima verossimilhança e de significância estatística de cada um dos parâmetros estimados, onde somente uma variável, referente ao estado civil, não se mostrou estatisticamente significativa. As que se mostraram significativas apresentaram os sinais esperados quanto ao efeito marginal sobre a chance de aprovação. Quanto à magnitude dos coeficientes, o dado relevante é que a condição do candidato ter o grau de escolaridade requerido para a função a ser exercida (nível médio) foi o que apresentou maior impacto (negativo) na chance do candidato ser aprovado. Para avaliar problemas de especificação do modelo dois tipos de teste foram realizados. O primeiro foi um teste de heterocedasticidade, cujo objetivo foi detectar erro de especificação para o caso de heterogeneidade não observada. Detectou-se ausência de erro de especificação. O segundo teste foi quanto a forma funcional, onde confrontou-se os modelos logit e probit e, em seguida, cotejou-se o melhor dentre esses modelos simétricos versus um com distribuição gompit, como representativa da classe assimétrica. Como resultado obteve-se uma razoável confiança de que o modelo logit é bem especificado. As principais conclusões do trabalho apontam o ensino médio público como um possível locus de ação e políticas que atuem para reduzir as desigualdades de condições iniciais de cada candidato a concursos públicos. Por outro lado, o preenchimento de postos de trabalho que requerem apenas uma educação de nível médio com detentores de título universitário, e até mesmo com pós-graduação, aponta para uma má alocação dos recursos públicos conjugada com uma possível deficiência estrutural do mercado de trabalho regional.
Abstract: The main objective of this thesis was to investigate the factors determining success in an aptitude test for admission in a public bank in the Northeast of Brazil. The data set is based in a questionnaire for 232,771 Candidates which is composed of the result of the test and a number of questions about some attributes of the candidate. Attributes selected were personal monthly income; household monthly income; education level; type of school attended (public or private); marital status; occupation and age. A logit model was used to estimate a regression of success in the test against the attributes defined above. Results of the estimated model show that all the coefficients but marital status were significant and with the expected sign. The marginal effects inform that a high school level (a requirement to take the test) had the strongest and negative impact on the probability of success. Specification tests for functional form and unobserved heterogeneity show that the model was correctly specified.
Descrição: VELOSO, Alexandre Weber Aragão. Determinantes de desempenho em concursos públicos:: um estudo de caso. Fortaleza, 2004. 80f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza, 2004.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5203
Aparece nas coleções:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_dissert_awaveloso.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.