Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52057
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Pathos et Praxis (Eisenstein versus Barthes)
Autor(es): Vieira, Ana Paula
Zingano Netto, Leonardo
Palavras-chave: Cinema;Teatro;Eisenstein, Serguei Mikhailovitch, 1898-1948
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Vazantes – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: DIDI-HUBERMAN, Georges. Pathos et Praxis (Eisenstein versus Barthes). Tradução de: VIEIRA, Ana Paula; ZINGANO NETTO, Leonardo. Vazantes – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. 219-236, 2019.
Resumo: Como um todo, Notas para uma História Geral do Cinema, de Eisenstein, aparece como um esboço protéico de um esforço dialético constantemente animado por um ritmo duplo, algo como uma respiração ou um incessante batimento cardíaco. Por um lado, Einsenstein entendia o cinema como uma espécie de gigantesca diástole, ou seja uma extraordinária abertura do campo da imagem: consequentemente, ele trouxe à tona uma antropologia na qual os ditirambos greco-dionisíacos e as peregrinações cristãs, o teatro de marionetes e a pintura grisaille, Picasso e os egípcios, os retábulos de Van Eyck e os pergaminhos chineses, os poemas de Verlaine e a olaria peruana, o teatro javanês e a fotomontagem construtivista, entre inúmeros exemplos citados, estariam colocados lado a lado. Isso envolveu colocar o cinema na vanguarda de uma observação geral sobre a eficácia das imagens e os movimentos - psíquicos, físicos e sociais - que eles simultaneamente exigiam e aos quais deram origem. Isso explica por que Eisenstein, apesar do cientificismo “socialista” e das linhas partidárias a que ele constantemente respondia, nunca hesitou em conceber imagens dentro da perspectiva transdisciplinar de uma espécie de mythopoesis encontrada em muitos de seus contemporâneos (por exemplo, Aby Warburg e Marcel Mauss, Carl Einstein e Georges Bataille). [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52057
ISSN: 2594-5491
Aparece nas coleções:PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_apvieiralznetto.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.