Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52127| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | Corpos em trânsito com dispositivos de alteridade |
| Autor(es): | Gómez, Jorge Rafael Cabrera |
| Palavras-chave: | O corpo como instrumento de resistência;Arte contemporânea;O corpo como instrumento de alteridade |
| Data do documento: | 2019 |
| Instituição/Editor/Publicador: | Vazantes – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes |
| Citação: | GÓMEZ, Jorge Rafael Cabrera. Corpos em trânsito com dispositivos de alteridade. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 241-247, 2019. |
| Resumo: | O epicentro deste trabalho de conhecimento, por essência, visual, está na força do corpo como instrumento de alteridade, de resistência, em arte contemporânea. Inicia-se a partir do estudo de linguagem de um conjunto de “máscaras” [que no contexto deste trabalho é uma denominação limitadora para tudo que elas significam], da nação indígena amazônica, brasileira, Jurupixuna. Essa nação foi declarada “supostamente” extinta no século XIX e os dispositivos, de que falo, fazem parte da coleção “objetos filosóficos do século XVIII” divididos entre o Museu de ciência de Coimbra e a Academia de Ciência de Lisboa, em Portugal. [...] |
| URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52127 |
| ISSN: | 2594-5491 |
| Aparece nas coleções: | PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2019_art_jrcgómez.pdf | 605,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.