Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52207
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ensino colaborativo: estratégia inclusiva para estudantes com deficiência intelectual em escola de tempo integral
Título em inglês: Collaborative teaching: inclusive strategy for students with intellectual disabilities in a school of integral time
Autor(es): Pimenta, Adelino Candido
Garcia, Fabiana Leal Nascimento
Silva, Júlia Marcia da
Palavras-chave: Educação inclusiva;Deficiência intelectual;Escola integral;Ensino colaborativo
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação Em Debate
Citação: PIMENTA, Adelino Candido; GARCIA, Fabiana Leal Nascimento; SILVA, Julia Márcia da. Ensino colaborativo: estratégia inclusiva para estudantes com deficiência intelectual em escola de tempo integral. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 42, n. 81, p. 85-102, jan./abr. 2020.
Resumo: O presente estudo buscou analisar concepções de professores e dos gestores do Centro de Educação de Tempo Integral em São João dos Patos (MA) acerca do ensino colaborativo como estratégia promotora da inclusão do estudante com Deficiência Intelectual (DI) nessa escola. Este trabalho consistiu em uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo estudo de caso. Para a coleta dos dados fizemos uso do questionário semiestruturado. Esse instrumental permitiu aos sujeitos da pesquisa escolher uma ou mais alternativas nas questões feitas a eles e/ou ainda apresentar a sua concepção acerca das questões propostas. Analisamos os resultados obtidos por meio da metodologia de análise do conteúdo com a técnica da categorização e da elaboração dos indicadores. Evidenciamos, neste estudo, que o trabalho em equipe, o diálogo, a parceria entre os profissionais da escola e a participação das famílias colaboram para práticas inclusivas de estudantes com DI na escola de tempo integral e que o ensino colaborativo se apresenta como estratégia promissora para essas práticas.
Abstract: The following study aims to analyze teachers and managers conceptions from the Centro de Educação de Tempo Integral in São João dos Patos, Maranhão, about collaborate teaching as a strategy to promote a inclusive approach for the students portraying Intellectiual Disability (ID) at this school. The study consisted on a qualitative case analysis. In order to collect data, we have used the semi-structured questionaire. Such instrumental have made possible for the subjects on research to choose among one or more alternative answers to the asked questions, but also to present their concepction over the the proposed questions. We have analyzed the results obtained through the methodology of content analysis with the technique of categorization and elaboration of indicators. At this study, we highlight that the team work, the dialogue, the partnership between the school professinals and the participation of the families, have collaborate to the inclusive practics over the students with ID at a full-time school and that the collaborate teaching presents itself as a promissing strategy for these practices.
Resumen: El presente estudio buscó hacer un análisis de concepciones de profesores y de los gestores del Centro de Educación de Tiempo Integral en São João dos Patos, Maranhão, acerca de la enseñanza colaborativa como estrategia promotora de la inclusión del estudiante con Deficiencia Intelectual (DI) en esa escuela. Para la recolección de los datos hicimos uso del cuestionario semiestructurado. Este instrumental permitió a los sujetos de la investigación elegir por una o más alternativas en las cuestiones hechas a ellos y / o, aún, presentar su concepción acerca de las cuestiones propuestas. Se analizan los resultados obtenidos por medio de la metodología de análisis del contenido con la técnica de la categorización y de la elaboración de los indicadores. En este estudio, evidenciamos que el trabajo en equipo, el diálogo, la asociación entre los profesionales de la escuela y la participación de las familias colaboran para prácticas inclusivas de estudiantes con DI en la escuela de tiempo completo y que la enseñanza colaborativa se presenta como estrategia prometedora para estas prácticas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52207
ISSN: 0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_acpimentaflngarcia.pdf257,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.