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Tipo: Dissertação
Título: Construção de uma cartilha educativa para portadores da doença de parkinson no Hospital Universitário Walter Cantídio.
Autor(es): Silva, Maria José Gomes da
Orientador: Alexandre, João Welliandre Carneiro
Palavras-chave: Educação em Saúde;Doença de Parkinson;Idosos;Avaliação
Data do documento: 2020
Citação: SILVA, Maria José Gomes da. Construção de uma cartilha educativa para portadores da doença de parkinson no Hospital Universitário Walter Cantídio.2020.137f.-Dissertação( Mestrado)-Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2020.
Resumo: A doença de Parkinson (DP) é um distúrbio neurodegenerativo comum no envelhecimento, caracterizada, principalmente, pela bradicinesia, rigidez muscular, tremor de repouso e instabilidade postural (sinais cardinais). Conviver com essa doença tem, portanto, limitações. A tecnologia educacional é uma estratégia inovadora e eficaz para envolver os pacientes no seu tratamento, melhorando a qualidade de vida do paciente, favorecendo o controle da doença e a prevenção de complicações. Reconhecendo a importância do uso de tecnologias educativas com enfoque na promoção do autocuidado, bem como o envolvimento de familiares e cuidadores com os pacientes portadores de DP, este estudo tem como objetivo geral apresentar o processo de construção de uma cartilha educativa, a partir de um grupo de estudos do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará. Trata-se de uma pesquisa metodológica, do tipo exploratório-descritivo e de um estudo de caso, tendo em sua fase exploratória a observação das realidades que se interpunham no objeto de estudo. Quanto à sua natureza, esta é uma pesquisa aplicada, visto que objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática, dirigida à solução de um problema específico. Quanto aos procedimentos técnicos, trata-se de uma pesquisa-ação e experimental, que acontece quando é realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. A cartilha educativa foi elaborada a partir da equipe do grupo de pesquisa e extensão sobre doenças de Parkinson, o Projeto Viver com Parkinson. A construção da cartilha ocorreu de abril de 2019 até março de 2020 e consistiu nas seguintes etapas: levantamento bibliográfico; definição dos temas a serem abordados; discussão de guidelines e aulas com especialistas sobre educação em saúde; elaboração dos capítulos pela equipe multidisciplinar e, por fim, discussão e revisão dos capítulos em grupo. A cartilha é constituída por 12 capítulos, que contemplam orientações de prevenção de queda, nutrição, aderência ao tratamento, atividade física, treinamento cognitivo, mecanismos de compensação, medidas relevantes para retardar as complicações da doença e para minimizar os sintomas parkinsonianos. Foi realizada também uma avaliação da cartilha junto a especialistas das seguintes áreas: assistentes sociais, designers, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas, psicólogos e publicitários. Os mesmos avaliaram a cartilha quanto aos objetivos, conteúdo, linguagem, relevância, ilustrações, layout, motivação e cultura. A população alvo (15 pacientes portadores da doença de Parkinson) avaliou quanto aos objetivos, organização, linguagem, aparência e motivação. A cartilha educativa intitulada “viver com Parkinson” foi bem avaliada entre os profissionais e público alvo (pacientes). Espera-se com os resultados deste trabalho contribuir para estudos que visem o aprimorando do processo de educação em saúde para pacientes com Parkinson, em busca da melhoria da qualidade de vida desses pacientes. Posteriormente, a cartilha será validada do ponto de vista de conteúdo e pertinência, para ser distribuída a pacientes em um programa de educação em saúde.
Abstract: Parkinson's disease (PD) is a common neurodegenerative disorder in aging, characterized mainly by bradykinesia, muscle stiffness, rest tremor and postural instability (cardinal signs). Living with this disease therefore has limitations. Educational technology is an innovative and effective strategy to involve patients in their treatment, improving the patient's quality of life, promoting disease control and preventing complications. Recognizing the importance of using educational technologies with a focus on promoting self-care, as well as the involvement of family members and caregivers with PD patients, this study aims to present the process of building an educational booklet, from a study group at the Walter Cantídio University Hospital of the Federal University of Ceará. It is a methodological research, exploratory-descriptive and a case study, having in its exploratory phase the observation of the realities that interpose in the object of study. As for its nature, this is an applied research, since it aims to generate knowledge for practical application, aimed at solving a specific problem. As for technical procedures, it is an action-research and experimental, which happens when it is carried out in close association with an action or with the resolution of a collective problem. The educational booklet was prepared by the team of the research and extension group on Parkinson's diseases, the Living with Parkinson Project. The construction of the booklet took place from April 2019 to March 2020 and consisted of the following steps: bibliographic survey; definition of the topics to be addressed; discussion of guidelines and classes with health education experts; preparation of chapters by the multidisciplinary team and, finally, discussion and review of chapters in group. The booklet consists of 12 chapters, which include fall prevention guidelines, nutrition, treatment adherence, physical activity, cognitive training, compensation mechanisms, relevant measures to delay the complications of the disease and to minimize parkinsonian symptoms. An evaluation of the booklet was also carried out with specialists in the following areas: social workers, designers, physical educators, nurses, pharmacists, physiotherapists, doctors, nutritionists, psychologists and advertisers. They evaluated the booklet regarding objectives, content, language, relevance, illustrations, layout, motivation and culture. The target population (15 patients with Parkinson's disease) assessed the objectives, organization, language, appearance and motivation. The educational booklet entitled "living with Parkinson's" was well evaluated among professionals and target audience (patients). The results of this work are expected to contribute to studies aimed at improving the health education process for patients with Parkinson's, seeking to improve the quality of life of these patients. Subsequently, the booklet will be validated from the point of view of content and relevance, to be distributed to patients in a health education program.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52370
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