Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5247
Título: Crescimento econômico via investimentos em capital: evidências empíricas para o brasil
Autor(es): Penna, Christiano Modesto
Orientador(es): Castelar, Luiz Ivan de Melo
Palavras-chave: Crescimento Econômico
Investimento
Data do documento: 2007
Citação: PENNA, C. M. (2007)
Resumo: Neste trabalho fica evidente que existe uma relação não linear entre a taxa de formação bruta de capital fixo e a taxa de crescimento econômico na economia brasileira e, devido a essa não linearidade, o teste de predições do modelo AK e neoclássico proposto por Jones (1995) passa a ser inconclusivo, pois existe espaço para as predições de ambos os modelos. Nosso modelo econométrico indica que, teoricamente, a produtividade marginal do capital se modifica de acordo com uma taxa de crescimento indicada pelo parâmetro threshold. Essa modificação pode aparentemente ser explicada devido à modificação do coeficiente de elasticidade de substituição entre capital e trabalho, ficando aqui uma proposta de novas investigações. Ao tratarmos de políticas públicas, constata-se que, por mais que se amplie a taxa de formação bruta de capital fixo chegaremos, no máximo, ao “catch-up” do crescimento do PIB das economias de renda média baixa e do crescimento econômico dos países do leste asiático e do Pacífico. O trabalho também sugere que o montante de recursos necessário para se concluir tais “catch-ups” é da ordem de R$ 786 bilhões.
Descrição: PENNA, Christiano Modesto. Crescimento econômico via investimentos em capital :: evidências empíricas para o Brasil . 2007. 39f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza-CE, 2007.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5247
Aparece nas coleções:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_dissert_cmpenna.pdf405,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.