Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52471
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Colóquio: Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva
Autor(es): Figueiredo, Rita Vieira de
Mantoan, Maria Teresa Eglér
Baptista, Claudio Roberto
Almeida, Maria Amélia
Quadros, Ronice Müller de
Freitas, Soraia Napoleão
Dutra, Claudia Pereira
Osório, Antônio Carlos do Nascimento
Manzini, Eduardo José
Fleith, Denise de Souza
Palavras-chave: Educação Especial;Educação Inclusiva;Crianças com deficiência;Atendimento Educacional Especializado
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: Inclusão: Revista de Educação Especial
Citação: BAPTISTA, Claudio Roberto; MANTOAN, Maria Teresa Eglér; ALMEIDA, Maria Amélia; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; QUADROS, Ronice Müller de; FREITAS, Soraia Napoleão; DUTRA, Claudia Pereira; OSÓRIO, Antônio Carlos do Nascimento; MANZINI, Eduardo José; FLEITH, Denise de Souza. Colóquio: Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Inclusão: Revista de Educação Especial, Brasília (DF), edição especial, v. 4, n. 1, p. 18-32, jan./jun. 2008.
Resumo: A proposição da nova Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/2008 reflete a ampla discussão realizada nos diversos fóruns educacionais sobre inclusão no País, as conquistas do movimento das pessoas com deficiência, bem como os avanços dos marcos legais e educacionais. O Documento configura a educação inclusiva como uma ação política, cultural, social e pedagógica em defesa do direito de todos a uma educação de qualidade e da organização de um sistema educacional inclusivo. Neste colóquio dialogam os professores pesquisadores da área de educação especial, que integraram o Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial nº 555/2007, que teve a incumbência de elaborar a nova Política. A fim de dar conseqüência a esta elaboração, esses professores, juntamente com a equipe gestora da Secretaria de Educação Especial, desencadearam um amplo debate sobre a educação especial em nosso País. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52471
ISSN: 1808-8899
Aparece nas coleções:DEE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_art_rvfigueiredocrbaptista.pdf509,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.