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Título: Status sócio-econômico, background familiar e as chances de sucessos dos candidatos ao vestibular da UFC
Autor(es): Guimarães, Daniel Barboza
Orientador(es): Arraes, Ronaldo de Albuquerque e
Palavras-chave: Vestibular
Desempenho dos candidatos
Data do documento: 2008
Citação: GUIMARÃES, D. B. (2008)
Resumo: Analisar o desempenho dos candidatos ao concurso de vestibular da UFC constitui-se o foco central desta dissertação. O estudo, de aspecto estritamente empírico, baseou-se na utilização de modelos econométricos de escolha discreta, binário e policotômico, com o fito de se extrair as chances dos candidatos lograrem êxito no concurso. Tais modelos foram aplicados com a utilização da base dados contidos no questionário sócio-econômico preenchido pelos próprios candidatos. Constatou-se que os resultados aqui obtidos mostraram-se compatíveis com os de outros trabalhos correlatos na literatura. Dentre as cinco 5 variáveis sócio-econômicas utilizadas, verificou-se um forte efeito negativo na chance de sucesso no vestibular para aqueles candidatos que se encontram no mercado de trabalho, tal como teoricamente esperado. A má qualidade do ensino público de nível médio transpareceu nos resultados ao reduzir as chances de êxito para os candidatos advindos de escolas públicas. Background familiar foi incisivo sobre os sucessos dos candidatos, vez que aqueles que possuem pais com nível superior demonstram possuir um maior rendimento no exame. Analisando-se os desempenhos dos candidatos por área do vestibular, concluiu-se, dentro de um cenário de previsão otimista, que candidatos com elevada chance de sucesso em determinada área não a manteriam em outras áreas. Tal discrepância foi observada ao se comparar medicina e tecnologia com outras áreas.
Abstract: Analyzing the performance of candidates to the vestibular examination at the UFC is the man focus of this dissertation. This study, of aspect strictly empirical, is based upon econometric models discreet choice, binary and polychotomus, with the aim of extracting candidates' chances to achieve success in the vestibular. Such models were applied to the data base contained in the socioeconomic questionnaire filled out by the candidates themselves. It was verified that the results here obtained were shown compatible with other studies in the literature. Among the five socioeconomic variables taken for estimation, a fort negative effect was verified in the chance of succeeding in the college entrance exam for those candidates that are in the job market, just as theoretically expected. The rotten quality of the public schooling emerged in the results by reducing the chances of success for candidates from of public schools. Family background was incisive on candidates' successes, since those that possess parents with college education demonstrate to possess a better performance in the exam. By analyzing candidates' performance by area of knowledge, it could be concluded, within a scenario of optimistic forecast, that candidates with high chance of success in certain area would not maintain it in other areas. Such discrepancy was observed by comparing medicine and technology with other areas.
Descrição: GUIMARÃES, Daniel Barboza. Status sócio-econômico, background familiar e as chances de sucessos dos candidatos ao vestibular da UFC. 2008. 45f. : Dissertaçao (Mestrado ) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza-CE, 2008.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5256
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