Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52688
Tipo: Artigo de Evento
Título: Família e escola: (des) enlaces sócio-históricos da educação católica
Autor(es): Santos, Cícero Edinaldo dos
Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Palavras-chave: Família;Escola;Igreja Católica
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: UFC
Citação: SANTOS, Cícero Edinaldo dos; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Família e escola: (des) enlaces sócio-históricos da educação católica. . In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.-601- 612.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação.
Resumo: Este artigo parte de um estudo bibliográfico e documental, propondo-se a compreender os (des) enlaces da educação católica. Centra-se numa perspectiva sócio-histórica. Apresenta inicialmente um percurso de algumas mudanças e permanências discursivas acerca da família. Em seguida, destaca as tentativas de aproximações entre a família e a escola, além de descrever alguns discursos presentes na Declaração GravissimumEducationis (1965) para assinalar as funções de tais instituições, bem como de seus participantes. Conclui que, após o Concílio Vaticano II, a Igreja Católica buscou assegurar a manutenção dos seus dogmas e para isso difundiu discursos a fim de legitimar a parceria entre família e escola, bem como as funções de pais e professores perante a educação das gerações vindouras. Palavras-Chave:
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52688
ISSN: 2237-2229
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_cesantos.pdf174,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.