Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52738
Tipo: Artigo de Evento
Título: Arquitetura, patrimônio e educação – a contribuição de José Marianno Filho na II CONFERÊNCIA NACIONAL de Educação
Autor(es): Santiago, Zilsa Maria Pinto
Palavras-chave: Arquitetura;Patrimônio;Artes
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: UFC
Citação: SANTIAGO, Zilsa Maria Pinto. Arquitetura, patrimônio e educação – a contribuição de José Marianno Filho na II CONFERÊNCIA NACIONAL de Educação. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.-735- 746.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação.
Resumo: O artigo trata de como nos anos de 1920, tendo em vista o centenário da Independência do Brasil, movimentos foram se intensificando em busca de uma identidade nacional mostrar, de certa forma de como demonstrar internacionalmente esta identidade. Desta feita, vários foram os movimentos que se sucederam envolvendo as áreas da Arquitetura, da Educação e das Artes, culminando com a semana de Arte Moderna (1922) em São Paulo, a Exposição Internacional Comemorativa do Centenário da Independência no Rio de Janeiro, na época Distrito Federal. Nesta mesma década acontece também a II Conferência de Educação em Belo Horizonte. Trata-se, portanto, de uma década muito significativa de transformações históricas no país. O objetivo deste trabalho é apresentar uma intrincada ligação dessas áreas por meio da participação do médico José Marianno Filho nas questões de Arquitetura e Educação, sua influência nos primórdios da organização do Instituto Central dos Arquitetos, na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro e na II Conferência de Educação em Belo Horizonte.
URI: 2237-2229
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52738
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_zmpsantiago.pdf735,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.