Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5277
Título: Qualidade de vida da agricultura familiar em assentamentos da reforma agrária no Rio Grande do Norte
Autor(es): Sousa, Magda Cristina de
Khan, Ahmad Saeed
Passos, Ana Tereza Bittencourt
Palavras-chave: Qualidade de vida
Agricultura familiar
Rio Grande do Norte
Data do documento: 2004
Editor: Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural, SOBER, 42
Citação: SOUSA, M. C.; KHAN, A. S.; PASSOS, A. T. B. (2004)
Resumo: Nos últimos anos, os países têm intensificado a procura para melhorar seu desempenho e com isso melhorar as condições de vida da população em geral. Nesse contexto a agricultura familiar como forma de produção sustentável vem sendo intensamente estudada, impulsionada pela discussão corrente sobre desenvolvimento sustentável, como instrumento de geração de emprego e renda no meio rural. Dentro desse enfoque a presente pesquisa teve por objetivo estudar a qualidade de vida da agricultura familiar em assentamentos de reforma agrária no município de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte, em 2002. Os dados utilizados foram de origem primária, oriundos da aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas. A amostra pesquisada foi de 40 produtores, abrangendo quatro assentamentos. A metodologia utilizada para aferir a qualidade de vida dos assentamentos foi desenvolvida através dos indicadores relativos à educação, saúde, habitação, aspectos sanitários, lazer e bens duráveis agregado a valores expressos pelo grau de satisfação dos produtores. Os indicadores que mais contribuíram para mensurar a qualidade de vida dos produtores foram: habitação, educação e bens duráveis. Em relação à amostra total, verificou-se que o assentamento de Jurema foi o que apresentou melhor índice de qualidade de vida, enquanto que o de Cordão de Sombra I possui o menor índice. Com exceção de Jurema, os indicadores de qualidade de vida dos demais assentamentos, situaram-se abaixo da média.
Descrição: SOUSA, Magda Cristina de; KHAN, Ahmad Saeed; PASSOS, Ana Tereza Bittencourt. Qualidade de vida da agricultura familiar em assentamentos de reforma agrária no Rio Grande do Norte. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 42, 2004, Cuiabá-MT. Anais... Brasília-DF: SOBER, 2004. v. 1. p. 1-20
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5277
ISSN: 0103-2003
Aparece nas coleções:DEA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_eve_askhan.pdf187,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.