Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52820
Title in Portuguese: As mídias sociais no sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará
Author: Assis, Kamila de Andrade
Advisor(s): Cavati Sobrinho, Heliomar
Keywords: Marketing Digital
Mídias Sociais
Bibliotecas Universitárias
Issue Date: 2019
Citation: ASSIS, Kamila de Andrade. As mídias sociais no sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará. 60f. - Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2019.
Abstract in Portuguese: Pesquisa as mídias sociais no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará. Baseou-se na seguinte problemática: As Bibliotecas Universitárias da Universidade Federal do Ceará (UFC) estão utilizando as mídias sociais? Para responder a esta questão, traçou-se como objetivo geral analisar de que forma as mídias sociais estão sendo empregadas pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará e os seguintes objetivos específicos: analisar e conceituar, através da revisão de literatura, as mídias sociais no contexto do marketing digital na área de domínio da Biblioteca Universitária; e pesquisar quais são as mídias sociais utilizadas pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará. Visando alcançar os objetivos desta pesquisa, utilizou-se como método de pesquisa o estudo de caso, sendo o tipo de pesquisa a exploratória, com abordagem quantitativa e qualitativa, por meio da observação não participante sistematizada. A análise e os resultados permitiram inferir que as mídias sociais mais utilizadas são o Facebook, o Instagram e o Twitter, além do Blog, do Flickr, do Whatsapp, do YouTube, do Pinterest e do SoundCloud. Conclui-se que nesta pesquisa foi possível disponibilizar uma reflexão para a classe biblioteconômica sobre esta temática, que deve ser aprofundada em uma pesquisa de mestrado, abrangendo e comparando com outras Instituições Federais de Educação, assim como a influência destas redes quanto à satisfação e atendimentos as necessidades informacionais dos usuários.
Abstract: Research as social media in the Library System of the Federal University of Ceará. It was based on the following problem: Are the University Libraries of the Federal University of Ceará (UFC) using as social networks? To answer this question, the general objective is to analyze the way social networks are being used by the Library System of the Federal University of Ceará and the following objectives include: analyze and conceptualize, perform the literature review, such as networks. social no digital marketing context in the domain area of the university library; and using what are the social networks used by the Library System of the Federal University of Ceará. In order to achieve the objectives of this research, use as a research method or case study, being the type of exploratory research, with quantitative and qualitative approach, through systematized non-participant observation. An analysis and the results show that the most used social networks are Facebook, Instagram and Twitter, as well as Blog, Flickr, Whatsapp, YouTube, Pinterest, Pinterest and SoundCloud. Conclude that in this research it was possible to provide a reflection for a library class on this theme, which should be deepened in a master's research, covering and comparing with other Federal Institutions of Education, as well as the influence of these networks on clients and enterprises as needs.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52820
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_tcc_kdaassis.pdf2,15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.