Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52822
Title in Portuguese: Proposta de uma Linguagem Documentária para a área de subdomínio "Saúde da Mulher" do Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará
Author: Silva, Lidya Nágylla de Almeida
Advisor(s): Cavati Sobrinho, Heliomar
Keywords: Linguagens documentárias
Repositório Institucional
Saúde da Mulher
Issue Date: 2019
Citation: SILVA, Lidya Nágylla de Almeida. Proposta de uma Linguagem Documentária para a área de subdomínio "Saúde da Mulher" do Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará. 2019. 73f. - Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2019.
Abstract in Portuguese: A presente pesquisa propõe um tesauro para os documentos contidos na comunidade “FFOE - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem” do Repositório Institucional (RI) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na área de domínio “Ciências da Saúde”, especificamente no subdomínio “Saúde da Mulher”, utilizando o software para a criação de Linguagens Documentárias (LDs) “TemaTres”. Para isso, fez-se uma revisão de literatura sobre LDs no contexto da área de Organização e Representação do Conhecimento (ORC) e sobre Repositórios Institucionais no contexto do movimento pelo acesso aberto à informação científica, em que tanto as LDs quanto os RIs visam tornar o conhecimento mais acessível. No procedimento metodológico, replicou-se o método utilizado por Cavati Sobrinho (2014), que aplicou o “Modelo Metodológico Integrado para Construção de Tesauro” de Cervantes (2009). Concluiu-se que a adoção de LDs para cada área do RI se faz de suma importância, uma vez que possibilita a padronização da representação do conteúdo dos seus documentos.
Abstract in Spanish: La presente investigación propone un tesauro para documentos contenidos en la comunidad “FFOE - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem” del Repositorio Institucional (RI) de la “Universidade Federal do Ceará (UFC)”, en la área de dominio “Ciências da Saúde”, específicamente en el subdominio “Saúde da Mulher”, usando el software para la criación de Lenguajes Documentales (LDs) “TemaTres”. Para eso, se realizó una revisión de la literatura acerca de las LDs en el contexto del área de Organización y Representación del Conocimiento (ORC) y acerca de los Repositorios Institucionales en el contexto del movimiento por el acceso abierto a la información cientifica, en que tanto las LDs como los RIs apuntan hacer que el conocimiento sea más accesible. En el procedimiento metodológico, se replicó el método usado por Cavati Sobrinho (2014), que aplicó el “Modelo Metodológico Integrado para Construção de Tesauro” de Cervantes (2009). Se concluyó que la adopción de LDs para cada área del RI es de suma importancia, una vez que posibilita la estandarización de la representación del contenido de sus documentos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52822
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_tcc_lndasilva.pdf589,28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.