Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5285
Title in Portuguese: Apropriação da água subterrânea segundo sua qualidade para uso doméstico no Ceará: uma aplicação de medidas de desigualdade
Author: Pinheiro, José César Vieira
Silva, Luiz Artur Clemente da
Keywords: Salinidade
Apropriação de água
Issue Date: 2001
Publisher: Encuentro de las Aguas, 3
Citation: PINHEIRO, José César Vieira; SILVA, Luiz Artur Clemente. Apropriação da água subterrânea segundo sua qualidade para uso doméstico no Ceará: Uma aplicação de medidas de desigualdade. In: ENCUENTRO DE LAS AGUAS, 3., Santiago - Chile, 2001. Santiago: IICA - Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola (Diseño e produción www.PlotDesign.com), v. 3, p. 1-10, 2001.
Abstract in Portuguese: Este trabalho teve como objetivos principais verificar a concentração das famílias segundo a qualidade da água para uso doméstico, e a sua apropriação. Para isso, os principais métodos empregados foram medidas de desigualdade (índice de concentração de Gini, e percentis), e análise de regressão, além da análise tabular. Os principais dados foram obtidos junto a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), que cadastrou 12.000 poços subterrâneos no estado do Ceará. Após a análise e depuração dos dados extraiu-se uma amostra com 375 poços, contendo informações de vazão, salinidade, número de famílias ou horas de bombeamento diário. Observou-se que o grau de desigualdade na distribuição da água subterrânea, segundo o teor de salinidade, é elevado; o que nos permite concluir que a maioria da população do estado do Ceará consome água com baixo teor de sólidos solúveis dissolvidos. Portanto, é plenamente justificável investir em melhorias da qualidade da água para consumo humano no meio rural do Ceará.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5285
Appears in Collections:DEA - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2001_eve_jcvpinheiroap.pdf42,27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.