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Título: Assédio moral em instituições de ensino superior(IES): o caso dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Autor(es): Damasceno, Thalita Natasha Ferreira
Orientador(es): Andriola, Wagner Bandeira
Coorientador(es): Alexandre, João Welliandre Carneiro
Palavras-chave: Assédio no ambiente de trabalho – Fortaleza (CE)
Qualidade de vida no trabalho – Fortaleza (CE)
Comportamento organizacional – Aspectos sociais – Fortaleza (CE)
Universidade Federal do Ceará – Servidores públicos
Data do documento: 2012
Resumo: O Assédio Moral no Trabalho é caracterizado por atitudes constrangedoras, hostis, continuamente empreendidas, que tem o objetivo de agredir a dignidade psíquica do indivíduo, degradando o ambiente de trabalho. Este fenômeno é relevante no âmbito das relações trabalhistas, envolvendo a sociedade como um todo, contudo, é um tema ainda em construção. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivos: investigar a percepção dos servidores públicos técnico-administrativos no tocante ao conceito de Assédio Moral no ambiente organizacional; determinar os fatores que levam a percepção do assédio; apresentar uma classificação de assédio moral que leva em consideração a intenção do assediador e os danos à saúde da vítima; organizar um conceito de assédio moral a partir da percepção dos servidores; e, por último, propor melhorias no ambiente de trabalho, com ênfase no assédio moral. A metodologia aplicada foi, como abordagem geral, uma pesquisa qualitativa, utilizando o Método de Delphi de análise, a partir de um estudo com 40 (quarenta) servidores da Universidade Federal do Ceará. Percebemos, a partir de um conceito organizado com a convergência das respostas dos servidores, que estes possuem um consistente conhecimento sobre o assédio moral, entendendo o essencial do fenômeno, ou seja, a realização e a reiteração do ato abusivo e constrangedor; possuem também acentuada percepção no que tange as causas, consequências, prevenção e combate ao assédio; todavia apresentam ainda algumas falhas na percepção no tocante às características da vítima. Com efeito, almejamos que os resultados contribuam para a melhor compreensão e caracterização acerca do assédio moral, que auxilie interessados no combate efetivo deste problema organizacional e seja alicerce para vindouras pesquisas.
Abstract: The moral harassment at work is characterized by embarrassing and hostile attitudes continually undertaken, which aims to harm the psychic dignity of the individual, and thus debasing the working environment. This phenomenon is of great importance in the labor relations context and involves the society as a whole. However, it is a topic still under construction. Meanwhile, this paper aims to contribute to reducing the lack of studies in this area, through a survey that aims to: describe mobbing and determine the factors which lead to the perception of harassment; to propose an assortment of moral harassment that takes into account the intent of the harasser and the harm to the victim‟s health; to organize a concept of mobbing from the federal employees‟ perspective; and, finally, to propose improvements in the workplace, with emphasis on psychological harassment. The methodology applied was a qualitative survey using the Delphi method of analysis, from a study of 40 (forty) workers of the Federal University of Ceará (UFC). From a concept organized with the convergence of the employees‟ replies, we realized that they have a consistent understanding of moral harassment. They understand the essence of the phenomenon, namely, the completion and repetition of the abusive and embarrassing act; they also have acute perception regarding the causes, consequences, prevention and combating harassment. However, they still have some gaps in perception regarding the attributes of the victim. Indeed, we wish that these results contribute to the better understanding and characterization about the mobbing at work, to assist the concerned people in effectively combating this organizational problem and be groundwork for forthcoming researches.
Descrição: DAMASCENO, Thalita Natasha Ferreira. Assédio Moral em Instituições de Ensino Superior(IES): O Caso dos Servidores Técnicos-administrativos da Universidade Federal do Ceará(UFC). Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5287
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