Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5313
Título: Caracterização fenotípica e genotípica, sensibilidade a antimicrobianos e detecção de genes de virulência de cepas clínicas e ambientais de Burkholderia pseudomallei
Autor(es): Bandeira, Tereza de Jesus Pinheiro Gomes
Orientador(es): Sidrim , José Júlio Costa
Palavras-chave: Melioidose
Burkholderia pseudomallei
Data do documento: 2011
Citação: BANDEIRA, T. J. P. G. (2011)
Resumo: Melioidose E UMA Doença infecciosa causada túmulo POR Burkholderia pseudomallei, um bacilo Gram-Negativo ENCONTRADO nenhum sozinho e na Água. A Doença endêmica e No Sudeste Asiático e hiperendêmica nenhum norte da Austrália, Onde a letalidade permanece com UMA taxa de 21%. No Brasil, è considerada UMA Doença emergente desde Marco de 2003. N.os ULTIMOS Oito Anos, 12 Casos ocorreram no Estado do Ceará e hum notificado Pelo Governo Holandês, POR SE TRATAR de hum turista Que Morreu de melioidose, APOS Visita ao Ceará. Em Razão da Ocorrência Clínica de melioidose e faça Isolamento de B. pseudomallei nenhum Ambiente do Estado do Ceará, Este Trabalho objetivou Estudar como cepas Clínicas e Ambientais de B. pseudomallei isoladas sem Estado não PERÍODO de 2003 a 2011, visando a identificar como cepas POR MÉTODOS fenotípicos e moleculares, determinar o Perfil de sensibilidade contra cinco Agentes antimicrobianos (amoxicilina / clavulanato, Ceftazidima, imipenem, doxicilina e sulfametoxazol / trimetoprim), Realizar uma genotipagem das cepas Pela amplificação aleatória de DNA polimórfico - Random Amplified Polymorphic DNA (RAPD), detectar o tipo de virulência Três Sistema de Secreção gene (TTSS), ALÉM de avaliar OS Aspectos clínico-epidemiológicos Que caracterizaram uma Emergência Desta Doença no Brasil. TODAS como 20 cepas (dez Clínicas e dez Ambientais) de B. pseudomallei FORAM precisamente identificadas Tanto Pela Metodologia VITEK2 ® Quanto Pelô sequenciamento da Região 16S fazer DNA, mostraram Resultado Negativo nenhum teste de assimilação de L-arabinose, e exibiram-se Positivas parágrafo fazer a detecção de genes de virulência TTSS. Como Concentrações inibitórias Mínimas (CIM), obtidas POR microdiluição los caldo Müeller-Hinton, demonstraram Opaco de Todos os Isolados (100%) sensíveis FORAM AO imipenem, à doxicilina e AO sulfametoxazol-trimetoprim, não entanto, parágrafo amoxicilina / clavulanato e Ceftazidima, um FOI sensibilidade de 80 e 90%, respectively. A Técnica de RAPD evidenciou UMA Variabilidade genética de 63% empreendedorismo como cepas de B. pseudomallei oriundas do Estado do Ceará, como cais Quais d'Orsay FORAM Agrupadas in Tres aglomerados Diferentes. Este Trabalho decerto contribuirá par o Conhecimento das Características fenotípicas e genotípicas das cepas de B. pseudomallei isoladas nenhuma Ceará e da atualização da Vigilância epidemiológica dos Casos de melioidose ocorridos no Estado, ALÉM de contribuir para à Conscientização dos Órgãos de Saúde competentes Pará a Inclusão fazer Ceará Como zona endêmica parágrafo ESTA enfermidade.
Descrição: BANDEIRA, Tereza de Jesus Pinheiro Gomes. Caracterização fenotípica e genotípica, sensibilidade a antimicrobianos e detecção de genes de virulência de cepas clínicas e ambientais de Burkholderia pseudomallei. 2011. 151 f. Tese (Doutorado em Microbiologia Médica) - Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Medicina, Fortaleza, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5313
Aparece nas coleções:DPML - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_tese_tjpgbandeira.pdf2,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.