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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da internacionalização na pós-graduação stricto sensu: um estudo na área de administração pública e de empresas, ciências contábeis e turismo
Autor(es): Fernandes, Jardênia de Souza
Orientador: Santos, Sandra Maria dos
Palavras-chave: Avaliação;Internacionalização;Pós-graduação
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: PPAC/FEAAC/UFC
Citação: FERNANDES, J. S. Avaliação da internacionalização na pós-graduação stricto sensu: um estudo na área de administração pública e de empresas, ciências contábeis e turismo. 2019. 134 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Controladoria) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: No âmbito do ensino superior, a internacionalização é entendida como o processo de integração de uma dimensão internacional, intercultural e global aos propósitos, funções e ofertas de ensino. Suas estratégias incluem projetos de cooperação, acordos institucionais e de redes, mobilidade acadêmica, currículo e pesquisa (KNIGHT, 2008, 2015). Trata-se de um indicador de qualidade e tem atraído interesse em todo o mundo, no sentido de verificar o desempenho de internacionalização. No Brasil o Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vem discutindo novas formas de avaliar os Programas de Pós-graduação (PPGs). Nessa perspectiva, a presente pesquisa objetiva avaliar a internacionalização em Programas de Pós-graduação stricto sensu com conceito 7 e 6 na área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo (2013-2016). Quanto aos aspectos metodológicos, apresenta caráter descritivo, aplicação de método de natureza mista e amostra não probabilística intencional. A coleta de dados ocorreu em fontes documentais, com aplicação de análise de conteúdo e estatística descritiva dos dados. Ademais, a coleta de dados foi orientada pela estrutura conceitual de avaliação da internacionalização sugerida pelos estudos de Gao (2015; 2018). Os resultados apontam que os programas possuem múltiplos parceiros internacionais, com desenvolvimento de atividades “em casa” e no exterior; ausência de escritórios/centro de pesquisas internacionais; e são ofertados por instituições nacionais. Apresentando ainda disparidade de desempenho entre as dimensões de internacionalização. Conclui-se, pois, tratar-se de aspectos associados ao Modelo Clássico de internacionalização (ou 1º geração). A presente pesquisa contribui com a discussão teórica da avaliação da internacionalização na pós-graduação; sugere insight de autoavaliação aos PPGs; e identifica aspectos de desempenho em programas de excelência, possibilitando a comparação entre pares.
Abstract: In the context of higher education, internationalization is understood as the process of integrating an international, intercultural and global dimension to the purposes, functions and offers of teaching. Its strategies include cooperation projects, institutional and network agreements, academic mobility, curriculum and research (KNIGHT, 2008, 2015). It is a quality indicator and has attracted interest worldwide, in order to verify the internationalization performance. In Brazil, the Ministry of Education (MEC), through the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), has been discussing new ways of evaluating Postgraduate Programs (PPGs). In this perspective, the present research aims to evaluate the internationalization in Stricto sensu Graduate Programs with concept 7 and 6 in the area of Public and Business Administration, Accounting Sciences and Tourism (2013- 2016). As for the methodological aspects, it has a descriptive character, application of a mixed method and an intentional non-probabilistic sample. Data collection occurred from documentary sources, with application of content analysis and descriptive statistics of the data. In addition, data collection was guided by the conceptual framework for assessing internationalization suggested by studies by Gao (2015; 2018). The results show that the programs have multiple international partners, with the development of activities “at home” and abroad; absence of offices / international research center; and are offered by national institutions. It also presents a disparity in performance between the dimensions of internationalization. It is concluded, therefore, that these are aspects associated with the Classic Model of internationalization (or 1st generation). This research contributes to the theoretical discussion of the evaluation of internationalization in graduate studies; suggests self-assessment insight to PPGs; and identifies performance aspects in programs of excellence, enabling comparison between peers.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53139
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