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Tipo: Dissertação
Título: Terceirizar ou internalizar: um estudo avaliativo em uma IES pública
Autor(es): Dantas, Vilmar Secundina
Orientador: Lima, Alberto Sampaio
Coorientador: Umetsu, Ricardo Keichi
Palavras-chave: Terceirização Gasto Público;Internalização;Gasto Público;Eficiência
Data do documento: 2020
Citação: DANTAS, Vilmar Secundina. Terceirizar ou internalizar: um estudo avaliativo em uma IES pública. 2020.122f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2020.
Resumo: A presente pesquisa trata do fenômeno da terceirização de serviços de mão-de-obra em detrimento da internalização de serviços de mão-de-obra, em especial dos serviços de Vigilância Patrimonial Desarmada e Limpeza e Conservação, passando pela observação de seus aspectos gerais e posteriormente particularizando para as implicações concernentes ao Serviço Público. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar os aspectos relevantes para a tomada de decisão efetiva entre a terceirização e internalização dos serviços de vigilância patrimonial desarmada e limpeza e conservação de uma instituição pública de ensino superior. A abordagem teórica busca tratar do termo terceirização de serviços públicos, seus conceitos, definições e evolução histórica. Aborda também aspectos relacionados ao gasto público com a terceirização. Quanto aos aspectos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se, quanto a seus fins, como um estudo descritivo de caráter exploratório. Optou-se por realizar uma triangulação entre análise documental, observação e estudo de caso. Em relação a natureza dos dados, trata-se de uma pesquisa transversal de natureza quali-quantitativa com utilização de dados primários, colhidos por meio de questionário específico e também utilização de dados secundários, obtidos através de pesquisa documental na instituição em análise no que diz respeito aos gastos com terceirização dos anos de 2014 a 2019. Os questionários foram aplicados aos gestores da instituição pesquisada, caracterizando-se como amostra não probabilística, intencionalmente escolhida, determinada através da taxa de retorno do instrumento aplicado na coleta de dados. Os resultados apontam uma boa satisfação com os serviços terceirizados e que a transparência dos custos dos serviços é fundamental no processo decisório. Sobre os custos, ocorreu um relativo desconhecimento de sua composição por parte dos respondentes. No caso avaliado, a análise comparativa dos custos da terceirização versus internalização resultou num custo geral mais elevado para os serviços terceirizados no período avaliado.
Abstract: This research deals with the phenomenon of outsourcing of labor services to the detriment of the internalization of labor services, in particular the services of Unarmed Patrimony and Cleaning and Conservation, passing through the observation of their general aspects and later particularizing for as implications related to the Public Service. In this sense, the general objective of this research was to analyze the relevant aspects for the effective decision making between the outsourcing and internalization of unarmed patrimonial surveillance services and cleaning and conservation of a Public University. The theoretical approach seeks to deal with the term outsourcing of public services, its concepts, definitions and historical evolution. It also addresses aspects related to public spending on outsourcing. As for the methodological aspects, this research is characterized, as for its purposes, as a descriptive study of exploratory character. It was decided to perform a triangulation between document analysis, observation and case study. Regarding the nature of the data, this is a cross-sectional survey of a qualitative and quantitative nature using primary data, collected through specific questionnaire and also using secondary data, obtained through documentary research at the institution under analysis with regard to expenses with outsourcing for the years 2014 to 2019. The questionnaires were applied to the managers of the researched University, characterized as a non-probabilistic sample, intentionally chosen, determined through the rate of return of the instrument applied in the data collection. The results indicate a good satisfaction with the outsourced services and that the transparency of service costs is essential in the decision-making process. Regarding costs, there was a relative ignorance of its composition by the respondents. In the case assessed, the comparative analysis of the costs of outsourcing versus internalization resulted in a higher overall cost for outsourced services in the period evaluated.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53183
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