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Tipo: Dissertação
Título: Desempenho acadêmico dos cursos de Ciências Contábeis das Universidades Federais Brasileiras à luz do ENADE
Autor(es): Melo, Geison Calyo Varela de
Coorientador: Santos, Sandra Maria dos
Palavras-chave: Ensino superior;Desempenho Acadêmico;Ciências Contábeis;Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
Data do documento: 3-Abr-2020
Citação: MELO, G. C. V. Desempenho acadêmico dos cursos de Ciências Contábeis das Universidades Federais Brasileiras à luz do ENADE. 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Controladoria) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2020.
Resumo: Nos últimos anos, a expansão do ensino superior no Brasil, principalmente nas universidades federais, provocou a necessidade de maior atenção a questão do desempenho acadêmico nos cursos superiores, dentre eles, o curso de Ciências Contábeis que, durante o seu desenvolvimento no país, passou por um crescente processo evolutivo e ainda encontra-se em evolução. Nessa perspectiva, o objetivo geral deste estudo consiste em avaliar os fatores determinantes do desempenho acadêmico dos cursos de Ciências Contábeis das Universidades Federais Brasileiras. Para tanto, foi desenvolvido um estudo do tipo descritivo e explicativo, com abordagem quantitativa e por meio de uma pesquisa documental. A amostra compreende os cursos de Ciências Contábeis das Universidades Federais Brasileiras e os dados foram coletados, principalmente, do Censo da Educação Superior e dos Relatórios ENADE, por intermédio dos Microdados, como também da Plataforma de Currículo Lattes dos docentes e no portal eletrônico dos cursos que compõem a amostra, e assim, foram tratados mediante teste de Alfa de Cronbach, estatística descritiva, técnica de correlação e de análise de regressão. O modelo estatístico, reuniu a variável desempenho acadêmico, como variável dependente, representada pela nota do discente no exame ENADE e as variáveis independentes foram distribuídas em três grupos: discentes (perfil sociodemográfico e escolar), docentes (formação e desenvolvimento profissional) e instituições de ensino (suporte institucional). Os resultados apontam que o modelo apresentou confiabilidade aceitável, as variáveis analisadas possuem correlação considerada baixa ou mediana e não há presença de multicolinearidade e autocorrelação, além disso, o modelo de regressão se mostrou significativo ao nível de 1% e resultou em um número de 11.566 observações. Foi possível inferir que o desempenho acadêmico dos cursos analisados, é explicado pelas variáveis sociodemográficas relacionadas ao sexo, idade, cor/etnia, estado civil, atividade remunerada e renda familiar, como também as variáveis ligadas ao perfil escolar, como escolaridade do pai e da mãe, modalidade e tipo de ensino médio e as horas de estudos fora de sala de aula. Já em relação as variáveis docentes, domínio de conteúdos em sala de aula e metodologias de ensino docentes, se mostraram significativas e influenciam o desempenho acadêmico e por fim, o desempenho acadêmico também pode ser explicado pelas variáveis das instituições de ensino ligadas aos recursos disponíveis, instalações físicas da instituição, aspectos da biblioteca e atividades extraclasse.
Abstract: In recent years, the expansion of higher education in Brazil, mainly in federal universities, has caused the need for greater attention to the issue of academic performance in higher education courses, among them, the Accounting course that, during its development in the country, passed by a growing evolutionary process and is still evolving. In this perspective, the general objective of this study is to evaluate the factors determining the academic performance of Accounting Sciences courses at Brazilian Federal Universities. To this end, a descriptive and explanatory study was developed, with a quantitative approach and through documentary research. The sample comprises the Accounting Sciences courses of the Brazilian Federal Universities and the data were collected, mainly, from the Higher Education Census and the ENADE Reports, through the Microdata, as well as from the Lattes Curriculum Platform of the teachers and on the courses electronic portal, that make up the sample, and thus, were treated using Cronbach's Alpha test, descriptive statistics, correlation technique and regression analysis. The statistical model brought together the variable academic performance, as a dependent variable, represented by the student's score in the ENADE exam and the independent variables were distributed into three groups: students (sociodemographic and school profile), teachers (training and professional development) and educational institutions. teaching (institutional support). The results show that the model presented acceptable reliability, the variables analyzed have a correlation considered low or median and there is no presence of multicollinearity and autocorrelation, in addition, the regression model was significant at the level of 1% and resulted in a number of 11,566 comments. It was possible to infer that the academic performance of the analyzed courses, is explained by the sociodemographic variables related to sex, age, color / ethnicity, marital status, paid activity and family income, as well as the variables related to the school profile, such as father and mother, modality and type of high school and hours of study outside the classroom. Regarding the teaching variables, mastery of content in the classroom and teaching teaching methodologies, they proved to be significant and influence academic performance and, finally, academic performance can also be explained by the variables of educational institutions linked to available resources, physical facilities of the institution, aspects of the library and extra-class activities.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53277
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