Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53293
Tipo: Artigo de Evento
Título: A reprodução das famílias políticas e as dimensões da hereditariedade no estado da Paraíba
Autor(es): Monteiro, José Marciano
Ferreira, Rafael de Farias
Palavras-chave: Orçamento Público;Sistema Público
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: SBS
Citação: MONTEIRO, José Marciano; FERREIRA, Rafael de Farias. A reprodução das famílias políticas e as dimensões da hereditariedade no estado da Paraíba. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.; 26 -29 julho 2017, Brasília (DF). Anais... Brasília (DF). SBS, 2017.
Resumo: Estudos sobre família e intersecção com a política tem apontado para lógicas de reprodução de poder e riqueza. Este trabalho visa apresentar resultados de pesquisa que tem sido realizada no Estado da Paraíba. Trata-se de levantamentos sobre famílias que controlam os principais orçamentos públicos dos municípios do Estado e se há parentes dos gestores públicos ocupando cargos nas principais pastas (Secretarias de Saúde, Educação, Obras e Assistência Social). Tal levantamento nos permite dialogar com a literatura sobre estrutura de poder, concentração de renda e desigualdades. Porém, acrescentando, a estas, às dimensões da hereditariedade dos grupos familiares de elite como uma variável que importa a análise e que, portanto, instiga questões relacionadas à lógica da permanência e reprodução de poder e riqueza. Busca-se, assim, apresentar, ainda que de forma inconclusa, o mapeamento das famílias que controlam os principais orçamentos públicos municipais, após as eleições de 2016, no Estado da Paraíba, com enfoque para à reprodução das famílias políticas e às dimensões da hereditariedade no Estado da Paraíba.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53293
ISSN: 2236-6636
Aparece nas coleções:PPGS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_eve_jmmomteiro.pdf345,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.