Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5330
Title in Portuguese: Desenvolvimento local e capital social: uma leitura sobre os núcleos e arranjos produtivos do Estado do Ceará
Author: Tabosa, Francisco José Silva
Teixeira, Keuler Hissa
Silva, Denise Michele Furtado da
Madalozzo, Clóvis Luís
Mayorga, Maria Irles de Oliveira
Keywords: Desenvolvimento local
Capital social
Núcleos e arranjos produtivos locais
Issue Date: 2004
Publisher: Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 42
Citation: TABOSA, Francisco José Silva; TEIXEIRA, Keuler Hissa; SILVA, Denise Michele Furtado da; MADALOZZO, Clóvis Luís; MAYORGA, Maria Irles de Oliveira. Desenvolvimento local e capital social: uma leitura sobre os núcleos e arranjos produtivos do Estado do Ceará. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA E ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL - SOBER, 42., Cuiabá-MT, 2004. Anais... Brasília-DF: SOBER, v. 1, p. 1-14, 2004.
Abstract in Portuguese: O desenvolvimento local vem sendo, nos últimos anos, objeto de intensos debates entre especialistas. Esse tema de caráter fundamentalmente endógeno que busca um processo sustentável de aproveitamento das oportunidades das capacidades locais, e pressupondo a participação dos atores locais, econômicos, públicos e privados, capazes de catalisar tais potencialidades locais apostando em uma melhora integral da qualidade de vida das populações dos territórios. Em todos os debates travados sobre o desenvolvimento econômico, nos últimos anos, o capital social tem ocupado um espaço crescente devido à percepção de seus impactos na reformulação das práticas de desenvolvimento. Esses intensos debates discutem sobre um paradigma emergente que integra conceitos de diversos campos; como da reciprocidade, redes sociais, desenvolvimento participativo e governabilidade. Sendo assim, uma valorosa ferramenta para a análise e promoção do desenvolvimento das localidades. Dentro das políticas públicas de desenvolvimento surge uma estratégia para o desenvolvimento local com o objetivo de enfrentar os desafios impostos pela globalização baseada em arranjos de sistemas produtivos locais (distrito industrial, ambientes inovadores ou clusters). Esses sistemas vêm se organizando no interior do Estado do Ceará, com maior ou menor grau de organização nas formas de “núcleos” e arranjos produtivos locais. O presente artigo baseia-se numa ampla revisão literária sobre desenvolvimento local, capital social e sistemas produtivos locais, propondo-se a analisar o papel do capital social na formação e sustentação desses sistemas produtivos locais e, conseqüentemente, a importância desses sistemas no processo de desenvolvimento local.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5330
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 0103-2003
1806-9479
Appears in Collections:DEA - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2004_eve_fjstabosa.pdf186,96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.