Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53316
Title in Portuguese: Tecendo redes e conexões no campo da avaliação em saúde: a construção de uma trajetória
Other Titles: Tejiendo redes y conexiones en el campo de la evaluación de la salud: construyendo una trayectoria
Title: Weaving Networks and Connections in the Field of Health Evaluation: the build of a trajectory
Author: Cruz, Marly Marques da
Keywords: Avaliação em saúde
Prática profissional
Engajamento no trabalho
Ética profissional
Issue Date: 2020
Publisher: Revista Aval
Citation: CRUZ, Marly Marques da. Tecendo redes e conexões no campo da avaliação em saúde: a construção de uma trajetória. Revista Aval, Fortaleza, v. 3, n. 17, p. 31-53, jan./jun. 2020.
Abstract in Portuguese: O artigo traz o relato de experiência de uma trajetória profissional constituída no tecer de redes e na busca de conexões num campo múltiplo e diverso como da avaliação em saúde. A centralidade da avaliação nessa trajetória a coloca como ferramenta potencial de negociação, facilitação e mediação entre o feito e o efeito com vistas às mudanças sociais necessárias. Ao priorizar orientações teórico-metodológicas construtivistas, entende-se que qualquer processo avaliativo exige uma prática profissional de compromisso ético, responsivo e engajamento político com profunda capacidade de escuta, de acionar novos conhecimentos e de tradução, além das habilidades de se comunicar e trabalhar em equipe. Das lições aprendidas, tem-se que a construção de uma avaliação se dá no caminhar com os sujeitos da ação; pois o que é definido e pactuado como qualidade pode ser revisto e redefinido visando o valor e o sentido coletivo do que está em jogo.
Abstract: The paper brings the experience report of a professional trajectory constituted in the weaving of networks and searching for connections in a multiple and diverse field such as health evaluation. The centrality of the evaluation in this trajectory places it as potential tool for negotiation, facilitation and mediation between the done and the effect with a view to the necessary social changes. When prioritizing constructivist theoretical-methodological orientations, it is understood that any evaluation process requires a professional practice of ethical commitment, responsive and political engagement with deep listening to skills, to trigger new knowledges and translation, in addition to the skills of communicating and working in team. From the lessons learned, there is that the construction of an evaluation takes place in the walk with the subjects of the action; because what is defined and agreed upon as quality can be revised and redefined aiming the value and collective meaning of what is at stake.
Abstract in Spanish: El artículo trae el relato de experiencia de una trayectoria profesional constituida en el tejer de redes y en la búsqueda de conexiones en un campo múltiple y diverso como lo de la evaluación en salud. La centralidad de la evaluación en esa trayectoria se pone como una herramienta potencial de negociación, facilitación y mediación entre el hecho y el efecto con vistas a los cambios sociales necesarios. Al priorizar las orientaciones teórico-metodológicas constructivistas, se entiende que cualquier proceso evaluativo exige una practica profesional de compromiso ético, responsivo y envolvimiento político con profunda capacidad de escucha, de accionar nuevos conocimientos y de traducción, además de las habilidades para comunicarse y trabajar en equipo. De las lecciones aprendidas, se entiende que la construcción de una evaluación tiene lugar en el caminar con los sujetos de la acción, pues lo que es definido y pactado como calidad puede ser revisado e redefinido buscando el valor y el sentido colectivo de lo que está en juego.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53316
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2176-9923
Appears in Collections:MAPP - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_art_mmcruz.pdf210,32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.