Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53317
Title in Portuguese: Trilhas na avaliação para gestão de programas: o aprender ao fazer
Other Titles: Rutas en la evaluación para gestión de programas: el aprender al hacer
Title: Trails in assessment for program management: learning by doing
Author: Frias, Paulo Germano de
Vanderlei, Lygia Carmen de Moraes
Keywords: Avaliação em saúde
Políticas públicas
Sistema de saúde
Gestão em saúde
Issue Date: 2020
Publisher: Revista Aval
Citation: FRIAS, Paulo Germano de; VANDERLEI, Lygia Carmen de Moraes. Trilhas na avaliação para gestão de programas: o aprender ao fazer. Revista Aval, Fortaleza, v. 3, n. 17, p. 54-73, jan./jun. 2020.
Abstract in Portuguese: O artigo apresenta considerações sobre a avaliação em saúde com suas múltiplas facetas, abordagens conceituais e metodológicas, apreendidas pelos autores nas suas trajetórias profissionais experimentadas nas instâncias interfederativas do Sistema Único de Saúde e como membros do Grupo de Estudos de Avaliação em Saúde do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira. Discorrem sobre o aprendizado em serviços a partir do exercício de desenhar propostas de avaliação fundadas nas necessidades institucionais, em contextos organizacionais onde se inseriam de diferentes formas, associados ao intercâmbio com instituições e grupos de pesquisas. As trilhas do aprendizado sobre a avaliação para gestão foram incorporadas às suas práticas ao aceitar desafios de realizá-las mesmo em cenários adversos. Entre as vivências instigadoras incluiu-se entender sobre os papéis de avaliador interno e externo, negociar questões avaliativas relevantes e facilitar o uso dos resultados.
Abstract: The article presents considerations on health assessment with its multiple facets, conceptual and methodological approaches, which the authors learned in their professional trajectories experienced in the interfederative instances of the Unified Health System and as members of the Health Assessment Study Group of the Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira. They discuss learning in services from the exercise of designing evaluation proposals based on institutional needs, in organizational contexts where they were inserted in different ways, associated to the exchange with institutions and research groups. The learning trails on management assessment have been incorporated into their practices by accepting challenges to accomplish them even in adverse scenarios. Instigating experiences included understanding the roles of internal and external evaluator, negotiating relevant evaluative issues, and facilitating the use of results.
Abstract in Spanish: El artículo presenta consideraciones sobre la evaluación en salud con sus múltiples facetas, enfoques conceptuales y metodológicos, aprehendidos por los autores en sus trayectorias profesionales experimentadas en las instancias interfederativas del Sistema Único de Salud y como miembros del Grupo de Estudios de Evaluación en Salud del Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira. Se discuten sobre el aprendizaje en servicios a partir del ejercicio de diseñar propuestas de evaluación fundadas en las necesidades institucionales, en contextos organizacionales donde se inserta de diferentes formas, asociados al intercambio con instituciones y grupos de investigación. Las pistas del aprendizaje sobre la evaluación para la gestión se incorporaron a sus prácticas al aceptar desafíos de realizarlas incluso en escenarios adversos. Entre las vivencias instigadoras se incluyó entender sobre los papeles de evaluador interno y externo, negociar cuestiones evaluativas relevantes y facilitar el uso de los resultados.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53317
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2176-9923
Appears in Collections:MAPP - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_art_pgfriaslcmvanderlei.pdf223,11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.