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Title in Portuguese: Desafios e aprendizados na institucionalização de um sistema de avaliação em uma universidade federal
Other Titles: Desafíos y aprendizajes en la institucionalización del sistema de evaluación en una universidad federal
Title: Challenges and learning in the institutionalization of an evaluation system in a federal university
Author: Pó, Marcos Vinicius
Keywords: Avaliação
Ensino superior
Instituições de ensino superior
Comissão Própria de Avaliação
Sistemas de avaliação
Issue Date: 2020
Publisher: Revista Aval
Citation: PÓ, Marcos Vinicius. Desafios e aprendizados na institucionalização de um sistema de avaliação em uma universidade federal. Revista Aval, Fortaleza, v. 3, n. 17, p.112-127, jan./jun. 2020.
Abstract in Portuguese: O presente artigo tem como objetivo trazer reflexões analíticas sobre os aprendizados do autor na estruturação de um sistema de autoavaliação e suas imbricações com o desenvolvimento institucional enquanto coordenador da Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal do ABC (UFABC). Ele foi construído para embasar a participação do autor no Curso Avançado de Avaliação de Políticas, Programas e Serviços promovido pelo Laboratório de Avaliação em Saúde da UNIFESP e se estruturou buscando responder as questões norteadoras propostas: “por que avalio?”, “como avalio?” e “o que aprendi ao avaliar?”. Partindo da demanda legal por sistemas de avaliação nas Instituições de Ensino Superior e da análise de suas configurações e possibilidades aplicada são caso da UFABC, concluímos que é crucial haver pessoal dedicado à temática e o apoio da gestão para que o processo consiga se estruturar como um sistema formal de avaliação.
Abstract: The present article aims to bring analytical reflections about the author 's experience in the process of building an evaluation system and its imbrications with the institutional development. This article was written as a basis to support the author's participation in the Advanced Course on Evaluation of Policies, Programs and Services promoted by the UNIFESP Health Evaluation Laboratory and structured to answer the guiding questions: "Why do I evaluate?", "How do I evaluatet?" and "What did I learn when evaluating?". Starting from the legal demand for systems of evaluation in Higher Education Institutions and the analysis of their configurations and possibilities in the case of UFABC, we conclude that it is crucial to have personnel dedicated to the subject and the support of the higher management for the process to become a formal system of evaluation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53319
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2176-9923
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