Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53964
Title in Portuguese: Aproveitamento de óleo residual de fritura para a produção de ésteres por biocatalisador (CALB - Nanopartículas Magnéticas)
Author: Silva, Bruno Alves Sousa da
Bessa, Aline Mara Maia
Santos, José Cleiton Sousa dos
Gonçalves, Luciana Rocha Barros
Sousa, Maria Cristiane Martins de
Keywords: Enzima
Nanopartículas magnéticas
Biodiesel
Issue Date: 2016
Citation: SILVA, Bruno Alves Sousa da; BESSA, Aline Mara Maia; SANTOS, José Cleiton Sousa dos; GONÇALVES, Luciana Rocha Barros; SOUSA, Maria Cristiane Martins de. Aproveitamento de óleo residual de fritura para a produção de ésteres por biocatalisador (CALB - Nanopartículas Magnéticas). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXI; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVI; 25 a 29 set. 2016, Fortaleza, Ceará Brasil. Anais[…] Fortaleza, Ceará, 2016.
Abstract in Portuguese: Produção de ésteres etílicos por catálise enzimática tem como vantagem a obtenção de biobrodutos com maior pureza possibilitando a reutilização do catalisador. Assim, Nanopartículas magnéticas de ferro (Fe3O4) (NPM) foram utilizadas como suporte para a imobilização de lipase B de Candida antarctica (CALB) e o biocatalisador (CALB-NPM) aplicado para a produção de ésteres etílicos. O suporte NPM possibilita a fácil separação da mistura reacional através do uso de magnetismo, tendo alta resistência química e mecânica, favorecendo assim o reuso do biocatalisador nos processos industriais. O uso da enzima CALB deve-se a sua capacidade de atuar em diversas reações conferindo um caráter de alta seletividade. A produção de ésteres etílicos foi realizada por transesterificação utilizando óleo residual da fritura (ORF) e analisada por cromatografia gasosa (CG/MS). A conversão máxima obtida foi de 37,14 %. Planejamento experimental foi realizado para investigar a influência das variáveis: razão molar óleo/álcool, temperatura e massa de catalisador na conversão de triglicerídeos e ácidos graxos livres (AGLs) em ésteres etílicos. O biocatalisador (CALBNPM) apresentou baixas conversões quando comparado a catalisadores químicos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53964
metadata.dc.type: Artigo de Evento
ISSN: 21785600
Appears in Collections:DEQ - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_eve_bassilva.pdf443,88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.