Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54053
Tipo: Artigo de Evento
Título: Imobilização por adsorção iônica de β-galactosidase de Kluyveromyces lactis e L-arabinose isomerase expressa em E. coli DH10B em DEAEA-garose para síntese de D-galactose e D-tagatose
Autor(es): Bezerra, Camilla Salviano
Cavalcante, Lucas Sousa
Sousa, Marylane de
Pessela, Benevides Costa
Gonçalves, Luciana Rocha Barros
Palavras-chave: Enzimas;Imobilização;DEAE;L-arabinose isomerase;β-galactosidase
Data do documento: 2016
Citação: BEZERRA, Camilla Salviano; CAVALCANTE, Lucas Sousa; SOUSA, Marylane de; PESSEGA, Benevides Costa; GONÇALVES, Luciana Rocha Barros. Imobilização por adsorção iônica de β-galactosidase de Kluyveromyces lactis e L-arabinose isomerase expressa em E. coli DH10B em DEAEA-garose para síntese de D-galactose e D-tagatose. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXI; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVI, 25 a 29 set. 2016, Fortaleza, Ceará Brasil. Anais[…] Fortaleza, Ceará, 2016.
Resumo: O soro de leite, rejeito da indústria de laticínios, requer um manejo adequado bem como, custos para o seu tratamento. Assim, estudos buscam realizar o reaproveitamento deste rejeito, tornando-o um subproduto, utilizando biocatalisadores. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver biocatalisadores a partir da imobilização das enzimas β-galactosidase e L-arabinose isomerase em suportes DEAE para obtenção de D-tagatose a partir de lactose. Utilizou-se como carga oferecida 20 e 40 mg de proteína/mL de extrato das enzimas L-arabinose isomerase DH10B e β-galactosidase de Kluyveromyces lactis, respectivamente, para 1 g de suporte DEAE (DEAE-LAI e DEAE-LAC). O rendimento de imobilização foi de 99 e 95%, para DEAE-LAC e DEAE-LAI, e atividade recuperada de 1,6 e 14%; conversão em 24 h de 76,6% a partir de lactose e 3,8% a partir de D-galactose; Km 72,2 e 861,3 mM e Vmáx 0,121 e 0,089 mM.min-1, respectivamente. Estes estudos permitem avanços para o desenvolvimento da co-imobilização.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54053
ISSN: 21785600
Aparece nas coleções:DEQ - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_csbezerra.pdf740,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.