Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54122
Tipo: Artigo de Evento
Título: Estudo do pré-tratamento de bagaço de caju utilizando líquido iônico
Autor(es): Reis, Carla Luzia Borges
Matias, Camila
Felix, Anne Kamilly Nogueira
Aguiar, Rílvia Saraiva de Santiago
Rocha, Maria Valderez Ponte
Correia, Jessyca Aline da Costa
Palavras-chave: Bagaço de caju;Pré-Tratamento;Iônico prótico;Hidrólise enzimática
Data do documento: 2014
Citação: REIS, Carla Luzia Borges; CORREIA, Jessyca Aline Costa; MARTINS, Camila; FELIX, Anne Kamilly Nogueira; AGUIAR, Rilvia Saraiva de Santiago; ROCHA, Maria Valderez Ponte. Estudo do pré-tratamento de bagaço de caju utilizando líquido iônico. In: ANAIS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUIMICA, XX., 19 a 22 out. 2014, Florianópolis (SC) – Brasil. Anais eletrônicos [...] Campinas, Galoá, 2014.
Resumo: Estudou-se o pré-tratamento do bagaço de caju (BC), um resíduo lignocelulósico da agroindústria do caju, utilizando líquido iônico (LI). Inicialmente, o LI foi sintetizado por reação de ácido acético e monoetanolamina (acetato de 2-hidroxietanolamina), nomeado 2-HEAA. Opré-tratamento consistiu na extração da lignina da fração rica em carboidratos por meio da adição de NaOH 0,1 M após a dissolução do BCno LI e apósseparou-se a hemicelulose da fração rica em lignina.O tempo de dissolução do BCno LI foi avaliado.A caracterização das frações obtidas foi conduzida utilizando FTIR. Para avaliar a eficiência dos pré-tratamentos e verificar a apliBCilidade das frações obtidas ricas em carboidratos, submeteu-se essas frações à hidrólise enzimática usando Cellulase1.5L, com carga de30 FPU/mL a 45 °C, 150 rpm por 72h. Os métodos desenvolvidos permitiram a separação da fração de carboidratos da lignina e as frações celulósicas mostraram uma altadigestibilidade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54122
ISSN: 21785600
Aparece nas coleções:DEQ - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_clbreis.pdf307,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.